Sindipetro/MG se reúne com TCU para denunciar gravidade de privatização da Regap Sindipetro/MG se reúne com TCU para denunciar gravidade de privatização da Regap

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 3 de agosto de 2022

O ministro Walton Rodrigues informou que o processo de privatização da Regap já se encontra em seu gabinete e ainda será avaliado


por Sindipetro/MG

Foto: Sérgio Lima

 

Diretores do Sindipetro/MG estiveram reunidos nesta terça-feira (2), com o ministro Walton Alencar Rodrigues, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília/DF. A reunião aconteceu por intermediação do deputado federal Rogério Correia (PT-MG) e teve como objetivo apresentar e debater as graves consequências da privatização da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim/MG.

Ainda no mês de julho, representantes da categoria petroleira participaram de Audiência Pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados para debater a privatização da refinaria mineira. na oportunidade, além dos petroleiros, estiveram presentes o deputado federal Rogério Correia (PT-MG) e o gerente geral de Planejamento Logístico da Petrobrás, Eric Futino. Convidado, o Tribunal de Contas da União não conseguiu enviar representantes, deixando marcado para o dia 2 de agosto uma reunião para debater o assunto.

Avaliada de forma positiva pelo Sindipetro/MG, o encontro serviu como um espaço para expor as irregularidades no processo de venda da Regap, como a questão do próprio terreno em que se encontra a refinaria. Os representantes da entidade sindical ressaltaram ainda a falta de transparência com que a empresa tem encaminhado o processo de venda da unidade.

Durante a reunião, o ministro Walton Rodrigues informou que o processo de privatização da Regap já se encontra em seu gabinete e ainda será avaliado.

 

Venda da Regap é risco à sociedade

Para além da garantia do emprego, a privatização da Regap preocupa pelo risco de se criar um monopólio privado em Minas Gerais, cenário que pode levar à prática de preços abusivos dos combustíveis em Minas Gerais. Hoje a Regap é responsável pela produção de 66% da gasolina e diesel comercializados no estado.

“A partir dessa reunião foi aberto um diálogo. E o Sindipetro/MG continuará acompanhando e denunciando as privatizações, a forma como está sendo feita e as consequências negativas que ela trará para a sociedade”, concluiu o coordenador geral do Sindipetro/MG.

Estiveram presentes na reunião: ministro Walton Alencar Rodrigues, do Tribunal de Contas da União (TCU); deputado federal Rogério Correia (PT-MG); Alan Trajano, assessor parlamentar; Alexandre Finamori, coordenador geral do Sindipetro/MG; Guilherme Alves, diretor do Sindipetro/MG e da FUP; Alex Rodrigo Pereira, diretor da FUP; e Éder Melo, advogado representante do escritório Advocacia Garcez.