A reivindicação do Sindipetro/MG em manter três operadores de área na jornada de trabalho no segundo horário (HA) foi atendida durante a reunião realizada ontem (dia 04) com a gerência da Regap. Outro ponto tratado foi o número necessário de operadores nas três áreas após a partida do HDT de Diesel que está prevista para dezembro ou janeiro. Em contrapartida, a gerência reafirmou que irá manter o efetivo segundo o critério obedecido a nível nacional nos HDTs, inclusive na Regap.
ENTENDA O CASO
Há cerca de 15 dias, a gerência da Regap informou à direção do Sindipetro/MG que ia reduzir o número de operadores do HDT. Alegaram que o corte seria conforme é feito nas demais unidades da Petrobrás e da Regap. Porém, o Sindipetro/MG defende o número mínimo do efetivo e, por isso, se posicionou contra. Assim, o sindicato ficou de avaliar a situação em todo Sistema Petrobrás e destacou que, apenas a Revap não serviria de parâmetro como quiseram colocar.
Mas, para nossa surpresa, ao chegarmos na Regap na terça-feira, 02, fomos informados que o número de operadores já havia sido reduzido de 3 para 2. No mesmo dia, realizamos uma nova reunião e manifestamos o nosso descontentamento com a redução realizada de forma arbitrária. Segundo a gerência, a redução foi feita para suprir a demanda da partida do HDT de Diesel 2 que será concluída em dezembro. Na tentativa de se explicar, a gerência disse que irá discutir o número geral de operadores para os HDTs de Diesel 1, 2 e Gasolina.
Em contrapartida, o sindicato denunciou os riscos que podem surgir e a falta de mão de obra para atender a demanda. Mas, sentindo-se a “dona da situação”, a gerência afirmou que a unidade tem o pleno controle da parada, inclusive dos possíveis acidentes.
O Sindipetro/MG já cobrou o retorno do terceiro operador. A gerência da Regap disse que fará uma nova avaliação após a partida da unidade de Diesel 2 para, assim, discutir o número necessário de trabalhadores em todas as três unidades. Ontem, dia 03, a direção do sindicato cobrou da gerência a manutenção de três operadores na área no 2º horário da jornada (HA) até a avaliação. A gerência disse que vai analisar a proposta.
Sindipetro/MG