A caravana do Sindipetro/MG marcou presença no ato pacífico que reuniu mais de 10 mil pessoas no Rio de Janeiro, na manhã da terça-feira, 15.
Militantes dos movimentos social e sindical de diversas partes do país somarem-se à categoria petroleira para protestar em defesa do Pré-sal, da Petrobrás e do Brasil.
Representantes da FUP, dos sindicatos petroleiros, da CUT, CTB, UGT, MAB, MST, UNE, UBES, UEE, Levante Popular, movimento negro, movimento de mulheres e diversas outras entidades de luta chamaram a atenção dos brasileiros para os ataques que a oposição vem fazendo à empresa, principalmente por estarmos em campanha política. De olho nas eleições, a direita quer desmoralizar a Petrobrás e entregar a riqueza do pré-sal para às multinacionais.
Vestido com o uniforme da Petrobrás, o ex-presidente Lula caminhou com os manifestantes até a sede da empresa (Edise). Sob aplausos ele falou sobre a importância do petróleo do pré-sal para a soberania do país. “A gente já tem petróleo e tem filho de pedreiro cursando universidade. Se a gente conseguiu fazer isso sem o petróleo, imagina o que faremos com os recursos do pré-sal. Os trabalhadores da Petrobrás não têm nenhuma razão pra não andar de cabeça erguida. Nenhum petroleiro pode estar com a autoestima baixa”, destacou.
Sindipetro/MG