FUP e Sindipetro/MG vão à Brasília em campanha contra entrega do pré-sal FUP e Sindipetro/MG vão à Brasília em campanha contra entrega do pré-sal

Diversos, Notícias | 22 de agosto de 2016
Diretores da FUP (Federação Única dos Petroleiros) e do Sindipetro/MG estão em Brasília esta semana colhendo assinaturas para a realização de um plebiscito que irá decidir sobre o futuro do pré-sal no País. Isso porque o Projeto de Lei 4567/16 acaba com a obrigatoriedade legal de a Petrobrás ser a operadora exclusiva do pré-sal, transferindo para as multinacionais o controle destas reservas. Além disso, o projeto põe fim à garantia de participação mínima de 30% que a estatal brasileira tem nas áreas do pré-sal.
 
Na proposta defendida pelos petroleiros, de autoria do deputado federal Henrique Fontana (PT) e outros parlamentares, o povo brasileiro deverá “decidir sobre a possibilidade de exploração e produção de jazidas estratégicas de petróleo e gás por consórcio de empresas que não tenham a Petrobrás como operadora”. 
 
Os dirigentes da FUP e do Sindipetro também vão acompanhar a votação do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), que terá início na próxima quinta-feira (25) no Senado Federal. Para as entidades, Dilma foi eleita por meio do voto popular e seu afastamento é resultado de um golpe político que ameaça a democracia brasileira.