Sindipetro/MG entra com ação contra a redução de salários do HA Sindipetro/MG entra com ação contra a redução de salários do HA

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 5 de maio de 2020

A assessoria jurídica do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro/MG) ajuizou ação trabalhista contra a redução da remuneração dos trabalhadores do regime administrativo (HA). A ação tramita na 4ª Vara do Trabalho de Betim, desde o dia 24 de abril.

A medida arbitrária e unilateral tomada pela Petrobrás estabelece novas regras contratuais, usando a pandemia da Covid-19 e a crise do setor petrolífero como desculpa.

De acordo com o diretor Alas Castro, o sindicato busca a manutenção da remuneração integral e a declaração de nulidade da alteração. Para o diretor, “a companhia tenta repassar para os trabalhadores o ônus de uma má gestão”, afirma.

A redução, além de ilegal, contraria as disposições previstas no acordo coletivo e em norma interna da própria empresa. A gestão da empresa também vai contra a Medida Provisória 936, que excluiu expressamente os empregados públicos das sociedades de economia mista e suas subsidiárias, como é o caso da Petrobras.

Sindipetro/MG entra com ação contra a redução de salários do HA