ELEIÇÕES 2020: SINDIPETRO/MG QUESTIONA SOBRE LIBERAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PARA VOTAÇÃO ELEIÇÕES 2020: SINDIPETRO/MG QUESTIONA SOBRE LIBERAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PARA VOTAÇÃO

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 10 de novembro de 2020

O Sindipetro/MG enviou ofício às unidades da Petrobrás em Minas Gerais solicitando que os empregados tenham o direito de se ausentar do trabalho no domingo, dia 15, para votar.

O objetivo da petição é garantir o direito constitucional de todos os brasileiros de exercer o voto, sem que o trabalhador saia prejudicado. Como explica o diretor Guilherme Alves.

“A pedido da categoria, o sindicato encaminhou questionamento às unidades a respeito da liberação dos funcionários para que eles possam exercer o direito ao voto nas as eleições municipais deste ano”, afirma o diretor.

Guilherme acrescenta ainda que a entidade pediu resposta ao ofício em 24 horas e que toda a categoria será comunidade sobre o retorno da gerência.

O documento tem como base legal os artigos 234 e 297 do Código Eleitoral, que garante o direito sem prejuízo de desconto no salário. Assim, o empregador não poderá impedir que o empregado exerça este direito, sob pena, inclusive, de responder por crime eleitoral, punível com detenção de até seis meses e multa.

Abaixo, confira a íntegra do ofício.