Diante dos ataques à soberania nacional, com a iminente privatização de unidades da Petrobrás em Minas Gerais, e entendendo que esta é uma luta de toda a sociedade, o Sindipetro-MG criou o Comitê Mineiro em Defesa do Sistema Petrobras.
O objetivo do Comitê é reunir entidades civis, coletivos, organizações, sindicatos, ativistas para dialogar com toda a sociedade sobre a importância de manter nossa estatal integrada energeticamente, controlada pelo Estado, e atuante pelo bem-estar do povo “do Poço ao Poste”.
Somando forças à frente parlamentar mista em defesa da Petrobrás o Comitê, o Comitê lançou nas redes sociais a campanha Petrobrás Fica em Minas no dia 21 de setembro. O lançamento contou com a participação de movimentos sociais, da FUP e das centrais CUT e CSP Conlutas.
Com o lançamento da campanha, o Comitê se dedicou a divulgação através de ações em pontos estratégico nas cidades de Belo Horizonte e Betim, como a praça do Papa e a Avenida amazonas e a realização de reuniões de articulação politica com parlamentares mineiros como o Deputado Federal Rogério Correia (PT) e os Senadores Jean Paul Prates (PT) e Antônio Anastasia (PSD).
Fruto dessa articulação politica, o Comitê Mineiro participou de audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais onde debateu os efeitos da privatização para a população de minas gerais.
Nas eleições de novembro, o Comitê atuou ainda na elaboração da Carta-compromisso das Candidtas e Candidatos na Eleição 2020 com a Defesa da Permanência da Petrobrás em Minas Gerais, assinada por concorrentes de diversos partidos.
Para 2021 o Comitê tem a tarefa importante de ampliar os espaços de debate levando ao conhecimento de todos os graves riscos desse desmonte, que vão desde a elevação nos preços dos combustíveis até um potencial apagão de derivados no estado. Além de intensificar a luta para que essas vendas não sejam concretizadas pelo bem de todos.
Abaixo, leia a retrospectiva 2020 que preparamos para você:
Editorial: 2020 une a categoria
Resumo de 2020: lucro acima da vida
Sindipetro cobra da gerência enfrentamento à pandemia e proteção aos trabalhadores
“Petrobrás Fica em Minas” conscientiza população sobre prejuízos com a venda da empresa
Greve mostra força da categoria
Unir a classe para derrotar o governo
Principais ações do Secretaria Jurídica do Sindipetro/MG em 2020