Negociação de pautas da categoria com gerência da Petrobrás continua Negociação de pautas da categoria com gerência da Petrobrás continua

Notícias, Tribuna Livre | 7 de abril de 2021

Na última reunião com a gerência, que aconteceu no dia 1º de abril, foram discutidos pontos do processo de reivindicação das pautas aprovadas junto à categoria na greve pela vida, realizada pelos petroleiros no dia 22 de março. 

A reunião foi uma vitória da mobilização da categoria petroleira contra as falhas na prevenção ao coronavírus na Refinaria Gabriel Passos (Regap). Medidas como o adiamento de paradas de manutenção e outras atividades, além da mudança no formato para que não haja concentração excessiva de trabalhadores estão entre as propostas da empresa.

Além disso, a Petrobras se comprometeu a comunicar com mais transparência os casos de trabalhadores infectados pela Covid-19 na Regap.

Greve foi suspensa, mas continua aprovada

A greve foi suspensa após negociação com a empresa, mas a luta em defesa da vida continua e a greve permanece aprovada pela categoria, como explicou o coordenador do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori.

“A greve está suspensa por acreditarmos que seja possível construir uma relação de diálogo capaz de preservar a vida. Mas alertamos que será retomada caso a empresa descumpra o acordo que foi realizado em 22 de março. Por isso, pedimos para que a categoria petroleira continue atenta, e continue denunciando casos de novas contaminações pelo coronavírus e focos de aglomerações nas unidades mineiras da Petrobrás. Pedimos também atenção especial para denunciar qualquer atividade que for realizada nas U-209, U-413 e unidade do Coque.”