Regap: quando seremos vacinados? Regap: quando seremos vacinados?

Diversos, Notícias | 1 de julho de 2021

Diante da falta de respostas da Petrobras e de outros órgãos sobre a vacinação dos petroleiros e demais trabalhadores industriais, o Sindipetro MG mandou novo ofício à Regap nesta quinta (1), fazendo algumas perguntas:

a)  Há algum levantamento que demonstre previsão de vacinação de todos e todas?

b) Existe alguma estimativa que demonstre qual será o caminho mais célere, pela vacinação por faixa etária ou dos trabalhadores da indústria?

c)  Haverá liberação do dia de trabalho para realizar a vacinação?

d)  Já foi encaminhada às respectivas prefeituras as listagens atualizadas de todos e todas que trabalham nas unidades operacionais da PETROBRAS em Minas Gerais e que ainda não foram imunizados?

e)  Há previsão de estruturação de um posto de vacinação para garantir a vacinação quando da liberação de doses para os Trabalhadores da Indústria?

f)  Quais outras medidas estão sendo tomadas para garantir o processo de imunização?

O Sindicato já enviou ofícios para a Regap, para as secretarias de saúde de Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora, Ibirité e Montes Claros, solicitando informações a respeito da vacinação. 

Das cidades onde há unidades da Petrobras em Minas, apenas Juiz de Fora abriu cadastro para trabalhadores da indústria.

CPI da Covid

O ofício enviado hoje para Refinaria lembra que o atraso na vacinação dos brasileiros pode estar ligado a interesses políticos, conforme vem sendo investigado na CPI. Há denúncias inclusive de pedidos de propina e corrupção. 

Nesse sentido, se tornam ainda mais importantes todos os esforços para a garantia da vacinação daqueles cuja atividade é essencial para a manutenção do país, como é o caso dos petroleiros e petroleira”, diz trecho do ofício enviado.

Leia aqui na íntegra:

Ofício 041.2021 – Estratégia para a vacinação

Reunião com secretário de Betim

Na segunda (28), diretores do sindicato conseguiram uma reunião com o secretário municipal de saúde de Betim, Augusto Viana,  com a presença do vereador Tiago Santana (PCdoB), que ajudou na interlocução. Segundo o secretário, a cidade está agora na etapa 16 do Plano Nacional de Imunização. Porém algumas etapas entre o 16 e o 27 foram antecipadas, por decisão estratégica do município. 

“Foi uma boa reunião, fruto da articulação do sindicato. Foi uma oportunidade de levar os anseios e a urgência de nossa categoria sobre a vacinação, ainda mais diante de tanto descaso por parte da gestão da Petrobrás. O secretário deixou claro que a imunização de trabalhadores industriais está sendo planejado pela prefeitura, apesar da limitação do envio de vacinas pelo Governo Federal e da restrição de 30% das remessas para grupos prioritários. Vamos seguir em contato com a prefeitura para que a imunização dos petroleiros aconteça o mais rápido possível”, reforça o diretor  do sindicato e da CUT Minas, Felipe Pinheiro.

Nove mortes

Trabalhadores de setor essencial, os petroleiros seguem em atividade desde o início da pandemia. Apenas na Regap, foram mais de 430 contaminados e nove mortes pelo novocoronavírus. 

“Nem a Regap e nem a Petrobras se movimentaram para ajudar na vacinação dos trabalhadores”, denuncia o diretor Marcelo Maia.