Sindipetro/MG planeja as lutas de 2022 Sindipetro/MG planeja as lutas de 2022

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de fevereiro de 2022

O debate girou em torno dos desafios de se firmar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria em um ano eleitoral e de ações contra a privatização da Petrobrás.


por Sindipetro/MG

 

A diretoria do Sindipetro/MG realizou, no dia 14/02, reunião geral para o planejamento de ações em 2022. Como convidados para a análise da conjuntura, participaram da reunião a diretora da FUP, Cibele Vieira, e o secretário geral da FNP, Eduardo Henrique Soares da Costa.

O debate girou em torno dos desafios de se firmar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria em um ano eleitoral e de ações contra a privatização da Petrobrás.

Cibele Vieira fez uma retrospectiva sobre as investidas neoliberais contra as trabalhadoras e trabalhadores nos últimos anos e apontou os danos causados pelo governo Bolsonaro, assim como destacou os riscos para o país caso ele se reeleja. Nesse sentido, ela levantou a importância da luta das mulheres no 8 de Março para reafirmar “Bolsonaro, nunca mais!”.  Eduardo Henrique denunciou o estado de barbárie em que o país se encontra e destacou a importância da luta contra o fascismo.

Para o coordenador geral do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori, a eleição acena para uma mudança do projeto político e econômico do país, o que faz toda a diferença nas discussões sobre as condições de trabalho e salário dos petroleiros, assim como na luta contra a privatização da Petrobras. “A tarefa urgente é acumular forças para brigar pelos direitos da categoria nas negociações do ACT e barrar as privatizações ”, afirmou.