Sindicato cobra transparência à Petrobrás sobre a venda da Regap Sindicato cobra transparência à Petrobrás sobre a venda da Regap

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 15 de junho de 2022

A falta de transparência da gerência da Regap para com a entidade sindical representativa da categoria em um momento tão ímpar cria estado de alerta


por Sindipetro/MG

Por solicitação do Sindipetro\MG, aconteceu na manhã dessa quarta-feira, 15 de junho, uma reunião entre diretores do Sindicato e a gerência da Regap, em Betim. O objetivo do sindicato foi cobrar esclarecimentos da empresa sobre o processo de venda da refinaria, diante das informações veiculadas pela mídia. Nos últimos dias, notícias sinalizaram a possibilidade da Regap estar em estágio avançado do processo de venda, com oferta para ser encaminhada e aprovada pelo Conselho de Administração nos próximos meses.

O Sindicato expôs que esse tipo de informação tem inúmeros impactos para a vida dos trabalhadores e trabalhadoras lotados na Regap e pode implicar em consequências que afetam as condições de trabalho e também a vida pessoal. Na reunião, os representantes do Sindipetro|MG deixaram claro para a empresa que qualquer assunto que interfira na vida das trabalhadoras e trabalhadores da Petrobrás deve ser negociado com o Sindicato.

A falta de transparência da gerência da Regap para com a entidade sindical representativa da categoria em um momento tão ímpar cria um estado de alerta. “O Sindicato cobrou da Petrobrás respostas sobre esse processo que é preocupante pelos impactos que podem causar em relação ao emprego, a saúde e a segurança da categoria. A gerência local segue com o discurso de que não sabe de nada, enquanto a direção bolsonarista da Petrobrás acelera a privatização da empresa de forma obscura, por debaixo dos panos e a preço de banana”, afirma Alexandre Finamori, coordenador geral do Sindipetro\MG.

Para além da luta pela garantia dos direitos e condições de trabalho da categoria, o Sindicato continuará denunciando os impactos da saída da Petrobrás de Minas para a sociedade mineira, que terá que arcar com mais aumentos nos preços dos combustíveis após a privatização, como ocorreu na Bahia.

O Sindipetro\MG tem encaminhado todas as iniciativas para barrar a privatização e mobilizar a categoria por seus direitos. A diretoria do Sindicato tem ouvido as preocupações dos trabalhadores da base nas diversas reuniões setorizadas, ocorridas nos últimos dias, e constatado que a categoria está disposta a lutar contra o desmonte promovido pela Petrobrás, principalmente na Regap, e pela garantia de condições de trabalho dignas.

Petrobrás Fica Em Minas! Defender a Petrobrás é defender o Brasil!