Solidariedade de classe para reconstruir o Brasil Solidariedade de classe para reconstruir o Brasil

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 23 de dezembro de 2022

Reverter as privatizações já realizadas e avançar nos direitos dos trabalhadores são os compromissos que nos esperam em 2023


por Sindipetro/MG

 

A reconstrução do Brasil se dará pela solidariedade de classe e unidade entre os trabalhadores de diferentes categorias. O desmonte da máquina pública, promovido pelos governos de Jair Bolsonaro (PL) e Romeu Zema (Novo) foram responsáveis pelo sucateamento do transporte, educação, saúde e tantos outros serviços públicos de Minas Gerais. Neste período, o Sindipetro/MG e a categoria petroleira somaram nas lutas construídas pelos sindicatos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

 

Greve da Educação

Os professores e as professoras do estado deflagaram a greve no dia 9 de março, reivindicando ao governo Zema o cumprimento do Piso Salarial Profissional Nacional. Desde 2019, no início da atual gestão, o governo Zema foi cobrado em relação à aplicação dos reajustes do Piso, que implicano reajuste de 33,24% do salário da categoria.

 

Luta contra a privatização do metrô de Belo Horizonte

Lutamos, ao lado dos metroviários e de outras categorias, contra a privatização do metrô de Belo Horizonte. Esta foi uma luta constante em 2022 e que tinha dois objetivos: a) manutenção do emprego de aproximadamente 1.600 trabalhadores concursados na empresa; b) suspensão do leilão de privatização.

Desde 2021 a tarifa do metrô começou a ter aumentos expressivos, que resultaram no valor que estão hoje, R$4,50. De acordo com o Sindimetro-BH o preço reduzido, praticado nos anos anteriroes, eram um cumprimento do direito da população a ter acesso a mobilidade urbana. “O valor foi de R$1,80 por vários anos porque os governos e a população sempre tiveram o entendimento de que o metrô existia para cumprir um benefício público: a mobilidade urbana que consta na Constituição Federal” afirma o sindicato em seu site.

Reverter as privatizações já realizadas e avançar nos direitos dos trabalhadores são os compromissos que nos esperam em 2023. “A categoria petroleira tem o compromisso de reconstruir o Brasil em conjunto com outras categorias. Apenas juntos, com os mesmos objetivos, vamos conseguir reerguer a economia e colocar comida no prato do povo brasileiro” afirmou o coordenador geral do Sindipetro/MG, Alexandre Finamori. “A solidariedade de classe também foi crucial na defesa da Petrobrás em Minas Gerais. Que em 2023 possamos nos manter unidos, para avançar na luta contra as privatizações e pela valorização de todos os trabalhadores” concluiu.