Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 20 de janeiro de 2023

Comissão Eleitoral foi escolhida por unanimidade. Assembleia também aprovou que primeiro turno seja realizado entre os dias 7 e 12 de maio

por Sindipetro/MG

O Sindipetro/MG realizou no dia 16 de janeiro, em sua sede no bairro Barro Preto, em Belo Horizonte/MG, a Assembleia Geral com os associados para instaurar o processo eleitoral para eleger a diretoria sindical do próximo triênio (2023-2026). A eleição terá o primeiro turno realizado entre os dias 7 e 12 de maio de 2023. Em caso de segundo turno, ele ocorrerá entre os dias 21 e 26 de maio de 2023.

A Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira foi convocada pelo Edital 01/2023 e estabelecia a seguinte ordem do dia:

1. Instauração do Processo Eleitoral, conforme Estatuto do Sindipetro/MG;
  2. Definição da data de Publicação do Edital, do registro de chapas e da realização das eleições e sua duração;
  3. Eleger a Comissão Eleitoral, constituída por um mínimo de 03 (três) e no máximo de 05 (cinco) associados.

A comissão responsável por acompanhar, fiscalizar e garantir o bom andamento do processo eleitoral foi eleita por unanimidade na assembleia. Ela é composta pelos petroleiros sindicalizados: Fabrício Vieira Lopes, Eduardo Gomes Barreto, Osvaldo Mota da Silva e Enir Rosa. Os membros da Comissão Eleitoral não poderão participar de nenhuma chapa concorrente ao pleito.

Também por unanimidade, ficou definido pelos presentes que a publicação do Edital do registro de chapas irá ocorrer até o dia 3 de fevereiro de 2023.

O que faz a Comissão Eleitoral?

De acordo com o Artigo 32 do Estatuto do Sindipetro/MG, fica a cargo dos membros da Comissão Eleitoral:

1. Receber a inscrição das chapas, verificando o preenchimento de todos os requisitos;
  2. Garantir que todas as chapas inscritas tenham as mesmas condições e oportunidades para a utilização do patrimônio do Sindicato;
  3. Garantir a presença de representante de todas as chapas em sua composição final;
  4. Escolher e credenciar os mesários, entre outros membros da categoria, cuidando do treinamento e instruções sobre os procedimentos eleitorais;
  5. Encarregar-se da confecção da lista de votantes, confecção de cédulas, urnas, cabinas de votação e divulgação das eleições, junto aos associados;
  6. Credenciar os fiscais das chapas, garantindo-lhes a presença junto às mesas coletoras e apuradora de votos;
  7. Definir, de comum acordo com as chapas, os espaços e prazo de realização da propaganda, instruindo os mesários para que não permitam aos fiscais a realização de propaganda nos locais onde as urnas estiverem instaladas;
  8. Abrir e encerrar o processo eleitoral, responsabilizando-se pela guarda e segurança das urnas;