Após seis anos de desmonte da Petrobrás, com a redução de investimentos e de pessoal, boas notícias começam a chegar com o governo Lula. Nesta quinta-feira (9/02), foi publicado o edital do concurso público 2023 da estatal, para a contratação de 373 trabalhadores de nível técnico. O edital prevê também a abertura de 1.119 vagas em cadastro de reserva.
Segundo o presidente da companhia, Jean Paul Prates, esse é o primeiro concurso para a contratação de profissionais pela empresa desde 2018 e tem o objetivo principal de reforçar as equipes de trabalho nos campos do pré-sal.
Para o Sindipetro/MG, o concurso público anunciado vem em boa hora, pois a falta de efetivo é um dos principais problemas relacionados à sobrecarga de trabalho, saúde e segurança para as petroleiras e petroleiros da empresa, em situações denunciadas, constantemente, pelo sindicato. De 2013 a 2021, a Petrobrás desempregou 302 mil trabalhadores, sendo 40,5 mil próprios e 261,5 terceirizados. “A abertura de concurso público foi um dos nossos primeiros pleitos junto ao novo presidente. O rápido retorno demonstra o compromisso dele e do governo Lula em reconstruir a empresa”, comemora o diretor do Sindipetro/MG, Guilherme Alves.
As inscrições poderão ser feitas entre 15 de fevereiro e 17 de março. O edital completo do concurso está disponível no site da Cebraspe (https://www.cebraspe.org.br/concursos/). As provas serão realizadas no dia 30 de abril.
As vagas são onze áreas de atuação de nível técnico júnior.
1 – Enfermagem do Trabalho (cinco imediatas e dez no Cadastro Reserva – CR);
2 – Inspeção de Equipamentos e Instalações (11 imediatas e 22 no CR);
3 – Logística de Transportes – Controle (seis imediatas e 12 no CR);
4 – Manutenção – Elétrica (41 imediatas e 82 no CR);
5 – Manutenção – Instrumentação (55 imediatas e 110 no CR);
6 -Manutenção – Mecânica (66 imediatas e 132 no CR);
7- Operação (114 imediatas e 228 no CR);
8 – Projetos, Construção e Montagem – Elétrica (quatro imediatas e oito no CR);
9 – Projetos, Construção e Montagem – Mecânica (cinco imediatas e dez no CR);
10 -Segurança do Trabalho (36 imediatas e 72 no CR); e
11 – Suprimento de Bens e Serviços – Administração (seis imediatas e 12 no CR).