Com participação de candidatos da Petros, Encontro dos Aposentados irá deliberar sobre contraproposta de ACT da Petrobrás Com participação de candidatos da Petros, Encontro dos Aposentados irá deliberar sobre contraproposta de ACT da Petrobrás

Diversos, Eventos, Notícias, Tribuna Livre | 19 de setembro de 2023

Após encerramento do evento está previsto uma confraternização com bebida e comida


por Sindipetro/MG

 

O Sindipetro/MG convoca os petroleiros e petroleiras aposentados para participarem do Encontro dos Aposentados, a ser realizado na próxima sexta-feira (22), às 17h, no auditório da entidade. O Encontro, discutirá temas de interesse dos aposentados e pensionistas e votará sobre a contraproposta da Petrobrás para o ACT.

O Encontro dos Aposentados terá a participação especial dos candidatos ao Conselho Fiscal e Deliberativo da Petros, que compõem a chapa “Unidade pelo futuro da Petros”. A votação será realizada entre os dias 25 de setembro e 9 de outubro. Na oportunidade, os candidatos realizarão uma conversa com o público presente acerca das suas propostas para a sustentabilidade financeira da previdência e a qualidade dos planos administrados pela Petros.

A chapa “Unidade pelo futuro da Petros” é apoiada pelos sindicatos petroleiros que integram a FUP e a FNP e é composta pelas duas duplas de candidatos para o Conselho Deliberativo (duplas 65 e 66) e uma dupla para o Conselho Fiscal (dupla 51). A chapa incluiu ainda apoios de outras importantes entidades nacionais que representam os participantes e assistidos, como a Conttmaf (Confederação dos Marítimos), a Fenaspe (Federação das Associações de Aposentados), a Fetramico e  Sitramico (trabalhadores da BR), além de entidades regionais, como a Aepet, Astape, Abraspet, Aepet, Cepes, entre outras.

Ao final do evento, será realizada uma confraternização com chopp e lanches.

 

ACT precisa avançar nas soluções para AMS

Apresentada pela Petrobrás no último dia 12 de setembro, a 1ª Contraproposta de ACT ficou aquém do esperado, deixando de fora reivindicações importantes e que vinham sendo colocadas em pauta durante a realização dos Grupos de Trabalho (GTs), com participação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e da Petrobrás. O principal ponto de incômodo foi a falta de avanço nas questões envolvendo a Assistência Médica Suplementar (AMS).

Diante disso, a indicação do Sindipetro/MG é pela rejeição da contraproposta da empresa e pela aprovação do estado de assembleia permanente. Em ação conjunta, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), deliberaram um calendário conjunto que inclui, entre outros pontos, a criação de uma comissão para discutir com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) a Resolução n° 42, buscando destravar os impedimentos de avanços no plano de saúde da categoria petroleira, a AMS.