Ergo se recusa a pagar piso da enfermagem Ergo se recusa a pagar piso da enfermagem

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 11 de outubro de 2023

O Sindipetro/MG recebeu denúncias de que a Ergo, empresa prestadora de serviços do setor médico da Refinaria Gabriel (Regap), tem se recusado a pagar o piso da enfermagem aos seus seus funcionários. O Piso Nacional da Enfermagem se tornou lei em 2023, após aprovação no Congresso Nacional, e possui caráter integral e imediato.

A Ergo vem acumulando denúncias de infrações na Regap. A denúncia da recusa ao pagamento do piso da enfermagem se acumula com as denúncias sobre práticas de assédio e péssimas condições de trabalho, além de atraso no pagamento de verbas trabalhistas. Porém, apesar do Sindipetro/MG já ter cobrado soluções por parte da gerência da Regap, a refinaria segue sem medidas efetivas para solucionar os problemas referentes a Ergo.

Para o diretor do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro, a Petrobrás deveria ser um local de exemplo ao cumprimento das leis trabalhistas. “O piso é lei e precisa ser pago pela Ergo. Por se tratar de uma estatal, a situação se torna ainda mais grave. A Petrobrás precisa dar exemplo e cobrar o cumprimento  da legislação brasileira em seus contratos” afirmou.

O Piso Nacional da Enfermagem se tornou lei em 2023, após décadas de luta da categoria e articulação do Governo Lula com o Congresso Nacional. O Sindipetro/MG seguirá acompanhando a denúncia e exigindo que a refinaria tome medidas para que a lei seja cumprida a favor das trabalhadoras e dos trabalhadores da Ergo.