Sindicato cobra demandas de SMS em reunião com a gerência da UTE-IBT Sindicato cobra demandas de SMS em reunião com a gerência da UTE-IBT

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 22 de março de 2024

Na última quinta-feira, 21/03, aconteceu mais uma reunião de SMS da Usina Térmica de Ibirité (UTE-IBT), que contou com a participação do diretor do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro, e de representantes das gerências da Usina, de SMS, das Relações Sindicais e da CIPA.

A reunião iniciou com a apresentação pela gerência de SMS de indicadores referentes aos meses de janeiro e fevereiro de 2024. Conforme os dados apresentados, houve aumento expressivo do número de desvios (Janeiro/2024), em um contexto de transição de contratos entre empresas.

Parada de Manutenção 

O Sindicato cobrou detalhes sobre a Parada de Manutenção prevista para o período de 13 de maio a 6 de junho. A resposta é de que não haverá manutenção de um grande equipamento, mas sim algumas atividades de melhorias em vários equipamentos e sistemas. Algumas das atividades do escopo da Parada são: manutenção da Torre de Resfriamento; melhorias no Sistema de Excitação/Partida da Turbina a Gás (TG); manutenção em Válvulas CO2 (TG); modernização do Sistema de Detecção de Incêndio, serviços em Transformadores e Bancos de Baterias; pintura das estruturas da Caldeira e Chaminés. A Gerência de Manutenção também informou que haverá atividades envolvendo alpinismo industrial.

Foi informado que as jornadas de trabalho na Parada serão de segunda a sábado, apenas no turno matutino. O número total de trabalhadores envolvidos ainda não foi consolidado e será informado posteriormente. “O Sindicato sugeriu que haja mais diálogo entre a Usina e o SMS da Regap no planejamento de segurança da atividade, para aproveitamento da expertise da refinaria”, destaca o diretor do Sindipetro\MG, Felipe Pinheiro. 

Efetivo 

O Sindpetro/MG questionou sobre o plano de ação para recomposição de efetivo da unidade, especialmente na Operação, que está com um quadro crítico. No primeiro semestre de 2024, houve a saída de três operadores da Unidade e está prevista a liberação de mais um operador em agosto/2024. 

O gerente da Unidade destacou que se trata de momento transitório. Segundo ele, há um planejamento para recomposição e apoio de outras unidades para garantia do número mínimo de segurança. A Gerência de Relações Sindicais destacou, ainda, que algumas das liberações de operadores estão associadas ao processo conduzido em conjunto com o Sindicato, envolvendo trabalhadores que foram transferidos de forma compulsória após processos de desinvestimentos ao longo dos últimos anos. A informação foi de que está prevista a chegada de três novos operadores em junho de 2024. Ao longo dos próximos meses, haverá a cessão de um operador por mês na Unidade, proveniente de outra unidade do parque termelétrico da Petrobrás.

Plano de Saúde da contratadas

Na reunião, o Sindicato também cobrou retorno sobre as situações específicas na Unidade relacionadas às empresas contratadas, entre elas a situação do Plano de Saúde. A Gerência da Unidade informou que as soluções estão em andamento e a Gerência de Relações Sindicais se comprometeu a enviar um panorama da situação dos contratos em Minas Gerais, como já solicitado pelo Sindicato.

Reestruturação Corporativa – SMS

Sobre a reestruturação corporativa de SMS, o Sindicato também  solicitou esclarecimentos sobre as mudanças envolvendo a Usina. A resposta do Gerente Regional de SMS foi de que houve acréscimo de um coordenador de SMS em cada Regional, além de uma nova gerência corporativa de SMS que está acima das gerências regionais.