Sindipetro/MG cobra demandas da PBio em reunião de SMS e RH Sindipetro/MG cobra demandas da PBio em reunião de SMS e RH

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 4 de abril de 2024

Diretores do Sindipetro/MG debateram uma extensa pauta com a gerência da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro (PBIO), em Montes Claros, em reunião local de SMS/RH, ocorrida no dia 27 de março. O Sindicato cobrou medidas que envolvem a contingência de riscos aos trabalhadores, aumento do efetivo, eleições da CIPA e pendências que envolvem a atuação do RH. 

Após a apresentação dos novos gerentes da Usina, a gerência da SMS falou sobre os resultados e indicadores da unidade. Na sequência, o Sindicato apresentou demandas dos trabalhadores, cobrando, inicialmente, a avaliação de riscos sobre manuseio de terra diatomácea, composta por substâncias tóxicas à saúde do trabalhador (sílica). A resposta foi a de que as medições feitas nos produtos manipulados não apresentaram resultados que representassem riscos à saúde. O Sindicato irá solicitar o envio de relatório com medições. Ficou estabelecido que haverá avaliação de testes com outros produtos e processos para substituir a filtragem a partir da terra diatomácea. 

Outra demanda levantada pelo Sindicato foi sobre a recomposição e redimensionamento das equipes de trabalho. O Sindicato cobrou plano de ação para recomposição do efetivo, especialmente nos setores do Laboratório e Operação. Os representantes da Gerência da PBio responderam que foi solicitada medidas sobre o efetivo ao RH da Petrobrás. Há o interesse de cessão de trabalhadores da Petrobrás, mas ainda há entraves nessa liberação pela empresa. A promessa é de que negociações nesse sentido possam avançar após a entrada de novos empregados via concurso público. Por sua vez, o Sindicato cobrou o repasse do mapeamento de trabalhadores com interesse na cessão para a PBio (Montes Claros). 

A retomada da constituição da CIPA também foi demanda levantada pelo Sindipetro/MG, durante a reunião. O gerente de SMS se comprometeu com o engajamento para restabelecer o processo eleitoral da CIPA.

Demandas de RH

Sobre as questões relativas ao RH da Pbio, em Montes Claros, o Sindicato pontuou os constantes erros de lançamento de frequência e contracheque. A Gerência reconheceu que houve alguns problemas nesse sentido, mas afirmou que os casos já foram resolvidos individualmente. Outra reclamação da categoria é a demora para atendimento às demandas de RH, o que segundo eles, deve-se à equipe reduzida, problema que já está sendo revisto.

Outro questionamento foi sobre a inconsistência de valores entre Demonstrativo de Rendimentos para a Declaração de Imposto de Renda dos pagamentos da AMS e da Petros. A AMS corrigiu os dados e já apresentou o informe atualizado. Segundo o gerente setorial de RH, o demonstrativo fornecido pela PBio é exatamente o mesmo apresentado no preenchimento automático da Receita Federal (IR).

O Sindicato cobrou resposta sobre pendências que envolvem benefícios, como credenciamento de estabelecimentos de saúde e programas de condicionamento físico.

Em relação à reclamação de descredenciamento da Santa Casa de Montes Claros, a PBio irá verificar a situação, uma vez que a AMS negou a situação. Além disso, o atual gerente da planta se comprometeu a dialogar com a Saúde Petrobrás para ampliar a rede credenciada em Montes Claros.

O Sindipetro/MG questionou a diferença de valores nos planos oferecidos pelo GymPass aos trabalhadores da PBio e da holding, situação que será verificada pelo RH da subsidiária. Além disso, o RH irá avaliar a possibilidade de reembolso do pagamento do GymPass para brigadistas, como é adotado em unidades da holding.

Plano de Saúde para contratados

A questão do Plano de Saúde e Odontológico para dependentes de prestadores de serviço também foi tema de pauta na reunião. O RH informou que os novos contratos já possuem cláusula sobre esse direito. O compromisso da PBio foi levantar a situação dos demais contratos e apresentar ao Sindicato.