FUP debate com Comitê Econômico Europeu os potenciais do hidrogênio de baixas emissões FUP debate com Comitê Econômico Europeu os potenciais do hidrogênio de baixas emissões

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 9 de abril de 2024

Evento foi promovido pelo Conselho Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS) e mediado pelo coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar

[Da comunicação da FUP]

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, participou nesta terça-feira (9), em Brasília, da Missão do Comité Económico e Social Europeu (CESE) ao Brasil. O evento foi promovido pelo Conselho Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS), do qual o líder sindical faz parte.

Durante o encontro, ele mediou a mesa de debate “A Transição Energética em Pauta: Os potenciais do Hidrogênio de Baixas Emissões e do Sustainable Aviation Fuel – SAF”.

O coordenador da FUP destacou a importância desta discussão para uma transição justa no Brasil e para o desenvolvimento da indústria de hidrogênio de baixa emissão de carbono no país. O Combustível Sustentável da Aviação (SAF), feito com recursos naturais foi um dos destaques do painel.

“Debatemos hoje a transição energética, mas principalmente as potencialidades do hidrogênio de baixa emissão de carbono e do SAF. O objetivo foi unir o Brasil e a Europa para que possamos ter iniciativas conjuntas para o desenvolvimento de uma indústria nacional que traga o crescimento econômico, social e sustentável para a transição energética de maneira justa, ou seja, dialogando com trabalhadores e trabalhadoras e com as comunidades que serão impactadas por essas tecnologias”, ressaltou Bacelar.

O coordenador da FUP também lembrou que as demandas do SAF aumentarão e que é preciso que o Brasil tenha uma indústria já estabelecida para fornecer esse combustível para a aviação.

“Ao longo dos anos, teremos uma demanda grande principalmente do SAF, por isso, necessitamos ter indústrias que posam fornecer esse combustível de baixa emissão de carbono. Nós não queremos ser apenas exportadores, mas precisamos desenvolver uma indústria que possa fornecer esse combustível para a neo indústria que será instalada aqui no Brasil”, ressaltou.

Além da participação dos Conselheiros do CDESS, Deyvid Bacelar e Cristina Pinho, o evento contou com a presença do Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeux; do Presidente da APEX, Jorge Viana; do Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral; do Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Rodrigo Rollemberg; e da Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa.