Contratados lutam por conquistas em acordo Contratados lutam por conquistas em acordo

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de abril de 2024

O Sindipetro/MG tomou conhecimento de que algumas empresas que prestam serviços para a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, não estão cumprindo o que foi acordado com os contratados. Segundo denúncias, os trabalhadores que prestaram serviço na Parada de Manutenção da Regap não estão recebendo corretamente o pagamento do bônus, contabilizado como 350 horas extras.

O bônus foi conquistado após mobilização dos trabalhadores durante a Parada de Manutenção, garantido em acordo com a participação do Sintramonti-MG, sindicato que representa a categoria. Na ocasião o bônus passou de 300 para 350 horas. No entanto, algumas empresas desrespeitam o acordo, pagando valores menores ou parcelando o valor devido, sem qualquer anuência do sindicato.

Os trabalhadores que estiverem nessa situação devem denunciar aos Sindicatos e exigir o pagamento das 350 horas extras, conforme acordado. O Sindipetro/MG alerta que além de lutar pelas conquistas, os trabalhadores precisam ficar atentos para que elas sejam cumpridas, fazendo valer os seus direitos.

Vale Alimentação

Um exemplo é o dos trabalhadores da Empresa Martins que prestam serviços na Regap. Após semanas de cobranças dos contratados, com seguidas denúncias pelo Sindipetro/MG, a Martins acatou a reivindicação de aumento do valor mensal do auxílio alimentação, conforme previsto na Convenção Coletiva da categoria. O vale Alimentação passou de R$ 312,00 para R$ 500,00.

“A unidade e a mobilização dos trabalhadores, com o apoio dos sindicatos, fizeram a diferença e possibilitaram mais essa conquista”, afirma o diretor do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro.