Sindipetro/MG cobra plano de ação urgente para melhoria de SMS Sindipetro/MG cobra plano de ação urgente para melhoria de SMS

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 18 de abril de 2024

As reuniões com a Gerência de SMS da Refinaria Gabriel Passos (Regap) foram retomadas nesta quarta-feira (17/04). Representantes do Sindipetro/MG apresentaram demandas e cobraram avanços em relação à melhoria das condições de segurança e saúde dos petroleiros e petroleiras da refinaria. As reuniões locais de SMS estão previstas no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria. 

O Sindicato mais uma vez cobrou o plano de ação da empresa para reverter o quadro de sucateamento e desmonte da gestão de SMS, promovido nos últimos governos que preparavam a empresa para a privatização. Também foram levados à gestão da Regap questionamentos de seguidas ocorrências e acidentes graves na refinaria. 

O Sindipetro/MG elencou diversos episódios graves nos últimos meses, com destaque para os acidentes durante a Parada de Manutenção de 2023. Também foram citadas outras ocorrências, como os incêndios no Coque, vazamento de nafta na HDT, falha no compressor do CCF, além dos dois acidentes recentes ocorridos em menos de uma semana

A cobrança é de um plano de ação urgente, concreto e efetivo, antes que ocorram acidentes com vítimas fatais. A Gerência Geral apresentou uma série de ações, de médio e longo prazo, que estão sendo implementadas, com destaque na nova reestruturação do setor e novos gerentes. 

O coordenador-geral do Sindipetro/MG, Guilherme Alves, questionou a falta de divulgação das ações de curto prazo e os desdobramentos de cada acidente. “A gerência de SMS precisa dar uma melhor resposta, para que a vida dos trabalhadores seja preservada e o atraso deixado pelas gestões anteriores seja superado”, reforçou.

Outras pautas levadas pelo Sindicato na reunião são as medidas relativas à saúde mental das petroleiras e petroleiros; necessidade de reavaliação dos treinamentos de segurança em formato EAD; contratação de técnicos de SMS para Paradas por outros setores na Parada; qualidade dos EPIs; protocolo para os casos de Dengue; entre outras. 

Sobre a demanda de colocação de toldo na portaria, a resposta é de que a obra já foi aprovada. O Sindipetro/MG cobrou uma data para o início das obras e que seja pensada alguma alternativa para os períodos de chuvas, até a conclusão da mesma. Em relação a cobrança sobre a qualidade das cadeiras do CIC, a resposta é de que 13 cadeiras chegam em até 60 dias e outras 30 aguardam o processo de compra por licitação.