Sindicato exige suspensão de desconto indevido do APT Sindicato exige suspensão de desconto indevido do APT

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 29 de maio de 2024

Após denúncias de trabalhadores, o Sindipetro/MG encaminhou ofício à Gerência de Relações Sindicais da Petrobrás requerendo a suspensão imediata de desconto indevido relacionado ao benefício do Adicional Provisório de Transferência (APT). O benefício foi concedido durante o período de 2019 a 2024 para os trabalhadores transferidos por interesse da empresa, por motivo de fechamento e/ou privatização de unidades. 

 

O Sindicato entende que tal desconto é indevido porque o benefício já foi alvo de acordo com o Ministério Público do Trabalho da Bahia em 2019, quando foi implementado pela gestão da Petrobrás durante as transferências de trabalhadores naquele período. Vale ressaltar que, de 2020 a 2022, houve a Pandemia Global do COVID-19 fazendo com que a gestão da Petrobrás adotasse outras tantas medidas unilaterais.

Nesse sentido, além da suspensão imediata dos descontos relativos ao APT, o Sindicato solicita a realização de uma reunião com a empresa com o objetivo de obter mais esclarecimentos. “Uma das mais perversas ações da gestão passada foi a transferência compulsória dos trabalhadores, inclusive ocasionando vários episódios relacionados à saúde mental. Não é possível que mais essa situação de descontos indevidos prejudique esses trabalhadores que foram obrigados pela empresa a sair dos seus locais de origem”, afirma Guilherme Alves, coordenador-geral do Sindipetro/MG.