Gerência da Regap se ausenta em audiência sobre contratadas Gerência da Regap se ausenta em audiência sobre contratadas

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 14 de agosto de 2024

A ausência da empresa, foi recebida como um sinal de falta de compromisso diante das graves denúncias trabalhistas envolvendo empresas contratadas pela Petrobrás


por Sindipetro/MG

 

Aconteceu no dia 9/08, a audiência solicitada pelo Sindipetro/MG com o Superintendente Regional do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans. A reunião, que contou com a presença de representantes do Sindipetro/MG e do Sitramonti, teve como objetivo tratar do grave quadro de irregularidades trabalhistas nas empresas contratadas da Petrobrás no Estado.

O não envio de representantes da Petrobrás à reunião, mesmo após a data ter sido ajustada a pedido da gerência da Regap, causou grande descontentamento aos participantes. A ausência da empresa, com justificativa em cima da hora, foi recebida como um sinal de falta de compromisso com a convocação do Ministério do Trabalho, diante das graves denúncias trabalhistas envolvendo empresas contratadas pela Petrobrás. Uma nova audiência foi marcada para o dia 26 de agosto, às 15h, na SRT.

Durante a reunião, os sindicalistas relataram sobre as diversas denúncias recebidas como atraso de pagamento de salários e benefícios, além dos baixos salários, calotes, más condições de trabalho, acidentes e ações antissindicais praticadas por empresas terceirizadas. O descumprimento da legislação trabalhista e de acordos coletivos dos trabalhadores contratados têm sido recorrentes, causando preocupação aos sindicatos.

O Sindipetro/MG destacou que a maioria das denúncias envolve o não cumprimento e violação dos direitos mais básicos da legislação trabalhista. Também foi levado ao conhecimento do Superintendente a grave denúncia de negligência e falta de apoio médico e logístico ao trabalhador acidentado da empresa Martins, que sofreu queimaduras e está afastado, desde maio, por gravíssimo acidente na Tubovia da Regap.

“Não comparecer à reunião é um sinal de grande desrespeito da Petrobrás com as autoridades e com as representações sindicais. Não estamos reivindicando aumento de salário ou de benefícios, mas sim o cumprimento de direitos básicos pela maior empresa da América Latina”, ressaltou o diretor do Sindipetro/MG, Felipe Pinheiro. Um novo ofício do Sindipetro/MG também foi enviado à gestão da empresa com novas denúncias envolvendo as empresas terceirizadas, prestadoras de serviços à Petrobras, em Minas.

Para a próxima reunião agendada para 26/08, na Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais (av. Afonso Pena 1316 – 6º andar – Centro/BH), estão convocados, além de representantes da Regap, as direções das empresas Telsan, QWS, GREEN, TPC Logistica, C3, MACTUR, Engemon, VGK Engelnharia, VIX Martins, RM, ERGO, SPASSU, CEPEMAR e CHROSMO. Representando os trabalhadores, foram convidados estarão presentes o Sindipetro/MG, SINTESTMG, SINDIASSEIO, Sindicato dos Metalurgicos de Betim e SINTRAMONTI.