Juntamente com cerca de 200 petroleiros e petroleiras de todo o Brasil, a delegação do Sindipetro/MG participou da 11ª Plenária da Federação Única dos Petroleiros (Plenafup). Os participantes aprovaram propostas de lutas pela reestatização de unidades privatizadas, com direito à “volta pra casa” dos transferidos e garantia de emprego, retomada de direitos e reunificação da categoria.
Foram quatro dias de debates, entre os dias 27 e 30 de agosto, em torno de pautas fundamentais para a reconstrução do Sistema Petrobrás, reconquista de direitos retirados da categoria nos governos Temer e Bolsonaro e fortalecimento da organização sindical petroleira. “A experiência acumulada tem nos ensinado que a unidade sempre foi fundamental para o fortalecimento das nossas lutas e o avanço das nossas conquistas. A divisão só prejudica a nossa categoria. É urgente avançarmos na construção da nossa unidade e essa plenária apontou caminhos para continuarmos lutando por isso”, afirmou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.
As delegações também se debruçaram sobre questões estruturais para a categoria, como construção de um modelo único de plano de cargos e salários, recomposição urgente de efetivos, fortalecimento da AMS, fim dos equacionamentos da Petros com medidas imediatas para reduzir o impacto financeiros dos descontos enquanto o problema não for resolvido pela Comissão Quadripartite (ex: suspensão da cobrança do saldo devedor da AMS e o alongamento do prazo dos empréstimos da Petros), melhoria das condições de trabalho e segurança dos trabalhadores próprios e contratados, entre outros temas (regramento da PLR, acordo de parada de manutenção, fim do saldo AF, regramento do teletrabalho, alimentação nas refinarias etc).
No último dia do evento realizado no Paraná, a FUP celebrou os seus 30 anos de existência, reunindo diferentes gerações de dirigentes sindicais petroleiros.
Leia mais sobre a 11ª Plenafup