Sindipetro/MG cobra a reprimeirização de setores da Regap Sindipetro/MG cobra a reprimeirização de setores da Regap

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 28 de outubro de 2024

A diretoria do Sindipetro/MG encaminhou ofício à gestão da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, no dia 16 de outubro, solicitando uma reunião específica para tratar sobre a possibilidade de reprimeirização de unidades recentemente terceirizadas, entre elas o Pátio do Coque, o Laboratório, SMS e o ETDI. A empresa ainda não retornou o ofício.

Diante da iminência de retomada dos postos primeirizados na Estação de Tratamento de Água (ETA), na Regap, o Sindipetro/MG reforça a necessidade de a empresa avaliar o mesmo processo de acabar com a terceirização em outros setores. O aumento do efetivo próprio nas unidades da Petrobrás faz parte das demandas historicamente reivindicadas pela categoria petroleira. 

Ao longo dos anos, houve uma enorme redução de postos de trabalho ocupados por petroleiros concursados. Além das terceirizações, a redução do efetivo também ocorreu devido aos planos de demissões voluntárias (PDVs). Da mesma forma, ocorreu a redução de postos de trabalho, com rebaixamento de salários, benefícios e condições de trabalho de empregados contratados. 

“A reconstrução da Petrobrás passa pela realização de concursos públicos, visando a retomada das perdas de efetivo próprio nos últimos anos. Essa é uma questão de saúde e segurança dos trabalhadores”, afirma Guilherme Alves, coordenador-geral do Sindipetro/MG.