Assembleias na Regap seguem rejeitando proposta de PLR Assembleias na Regap seguem rejeitando proposta de PLR

Diversos, Notícias, Tribuna Livre | 6 de novembro de 2024

Nesta quarta-feira (6/11), aconteceu a terceira assembleia convocada pelo Sindipetro/MG, reunindo os trabalhadores dos grupos GD e HA da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e G5 e HA da Termelétrica de Ibirité (UTE-IBT) numa grande mobilização na grama da Regap. Com as votações da categoria nas duas assembleias que aconteceram anteriormente, o resultado foi quase unânime em rejeitar a contraproposta de PLR apresentada pela Petrobrás e suas subsidiárias, conforme indicativo da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindipetro/MG.

 

As entidades sindicais enfatizam que os trabalhadores continuarão lutando por um só modelo de remuneração variável para toda a categoria petroleira, com regras justas e democráticas, que levem em conta o resultado de todo o Sistema Petrobrás e que sejam negociadas coletivamente. “Se os resultados alcançados pela empresa foram produzidos por todos os petroleiros e petroleiras, é inadmissível que a distribuição desse lucro coletivo beneficie os salários mais altos, em detrimento dos que ganham menos”, reforça a FUP.

Já a pauta emergencial de SMS, que será negociada com a empresa, juntamente com a proposta de mobilizações, em data a ser definida pelas entidades sindicais, seguem sendo aprovadas nas assembleias em Minas e nos demais estados. 

As petroleiras e petroleiros da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, também estão avaliando os principais pontos da minuta apresentada pela refinaria e deliberando sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que regulamenta a implementação do Vale-Alimentação e Vale-Refeição na refinaria. 

No calendário do Sindipetro/MG, ainda estão previstas assembleias no dia 8 e 10 de novembro, às 7 horas, na grama da Regap. Na sexta (8), a assembleia será com os trabalhadores do GE (Regap) e G1 (UTE-IBT) e no domingo (10), o GA (Regap) e G2 (UTE-IBT). 

Indicativos para as assembleias:

1 – Rejeição da proposta de PLR apresentada pela holding e as que forem apresentadas pelas demais empresas do Sistema, caso sigam os mesmos parâmetros da Petrobrás

2 – Aprovação da pauta unitária de SMS.

3 – Aprovação de mobilizações/paralisações em data a ser definida pelas federações.

4 – Deliberação sobre a minuta de Acordo Coletivo de Trabalho Local para implementação do VA/VR na Regap.