Nesta sexta-feira (22/11), trabalhadoras e trabalhadores petroleiros da Refinaria Gabriel Passos (Regap) e da Usina Termelétrica de Ibirité (UTE-IBT) fazem, a partir das 7 horas, ato com atraso na entrada, engrossando a mobilização nacional da categoria petroleira por uma PLR mais justa e igualitária, por avanços de SMS e contra a escala semanal de trabalho 6X1.
Nas últimas assembleias, a ampla rejeição da contraproposta de PLR da Petrobrás expôs a insatisfação da categoria com o modelo de distribuição proposto, que privilegia salários mais altos e deixa os trabalhadores que ganham menor remuneração em desvantagem. As assembleias também deliberaram por mobilizações e paralisações e deram origem a uma Jornada Unificada de Lutas.
Para continuar a luta unificada por uma proposta que contemple uma PLR única para todo o Sistema Petrobrás e um piso único sem discriminação, os sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) estão realizando mobilizações em suas bases. A luta também é por um só modelo de remuneração variável para toda a categoria petroleira e para que, enquanto continuar existindo outro programa além da PLR, sejam seguidos os parâmetros e conceitos negociados coletivamente, com regras justas e democráticas.
A FUP e a FNP reforçam que a mobilização é fundamental para pressionar a gestão a avançar nas negociações, fortalecendo a pauta da categoria por saúde e segurança e por uma PLR justa, que leve em conta o lucro e os resultados de todo o Sistema Petrobrás, sem discriminar os trabalhadores das subsidiárias, nem os que estão abaixo do piso.
Além disso, a Jornada Unificada de Lutas, convocada pelas federações, acontece em um momento em que a classe trabalhadora está mobilizada para acabar com a escala semanal de trabalho 6×1.