Sindipetro/MG realizou setorizada e ato com atraso na PBio Sindipetro/MG realizou setorizada e ato com atraso na PBio

Notícias, Tribuna Livre | 28 de novembro de 2024

O Sindipetro/ MG realizou duas setorizadas com os trabalhadores da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro (PBio), em Montes Claros. O encontro tratou de demandas locais e alinhou lutas do sindicato com as trabalhadoras e trabalhadores da usina. A proposta de PLR das subsidiárias do Sistema Petrobrás ainda será apresentada.

Na manhã de quarta-feira (27), os petroleiros da PBio realizaram um ato com atraso de duas horas na entrada da unidade. A mobilização teve como objetivo pressionar a gestão da Bio e da Petrobrás a apresentar uma proposta de PLR mais justa e digna para os para os trabalhadores. A proposta de PLR das subsidiárias do Sistema Petrobrás ainda será apresentada.

Nova proposta de PLR da Petrobrás

A Petrobrás e os sindicatos filiados à Federação Única dos Petroleiros (FUP) reuniram-se ao longo desta semana para negociar uma nova proposta de pagamento da Participação nos Lucros Participação nos Lucros e Resultados (PLR), referente aos exercícios de 2024 e 2025. 2024 e 2025.  Nos dias 25 e 27 de novembro, a empresa apresentou, respectivamente, as propostas de PLR e do PRD/PPP. A nova proposta de PLR da Petrobrás retoma o piso único, sem o limitador que havia sido apresentado anteriormente (subpiso) e com um aumento de 6.6%, em relação à primeira proposta. O acordo proposto pela empresa é de dois anos, com reajuste de 8,33% para o piso da PLR 2025.

A empresa também se compromete a negociar o Acordo de PLR 2026/2027 no primeiro trimestre de 2026. Apesar desses avanços significativos, a nova proposta ainda privilegia os salários mais altos, em detrimento dos trabalhadores que estão no meio da pirâmide, cuja PLR continua sendo de três remunerações, sem perspectivas de melhoria em relação ao exercício de 2025.

Além disso, não houve avanços ainda em relação à principal reivindicação da categoria, que é a garantia da isonomia para todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás. Outro ponto cobrado pela FUP é o compromisso da empresa em avançar para que os indicadores da PLR levem em conta todo o Sistema Petrobrás, já que trata-se de uma empresa integrada.