Descaso e desrespeito na RM e MIPE Descaso e desrespeito na RM e MIPE

Notícias, Tribuna Livre | 13 de fevereiro de 2025

O Sindipetro/MG recebeu mais uma grave denúncia sobre a RM Empreendimentos, contratada da Refinaria Gabriel Passos (Regap). Apesar das dezenas de denúncias feitas à Ouvidoria da Petrobrás pelos trabalhadores e das cobranças do Sindicato por fiscalização e retenção de pagamentos, as irregularidades persistem. 

Foto: Petrobras

O histórico é de constantes atrasos salariais e  falta de depósitos regulares do FGTS, sem o pagamento das multas. A empresa também falha no fornecimento de EPIs, exigindo assinaturas na folha de recebimento sem a devida entrega dos materiais. Além dos uniformes disponibilizados serem insuficientes, também há problemas na utilização do Plano de Saúde. 

No mesmo caminho segue a empresa MIPE, prestadora de serviços na UTE Ibirité. Os trabalhadores estão com os salários e benefícios, como vale transporte e vale alimentação, atrasados, o que levou os trabalhadores a fazerem uma paralisação. 

O Sindipetro/MG exige providências imediatas para garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas e proteger os trabalhadores dessas situações abusivas. “As denúncias são gravíssimas e inadmissíveis em um governo eleito com a expectativa de que seja revertida a destruição dos direitos da classe trabalhadora dos últimos anos. Até quando a Petrobrás vai permitir que, em suas unidades, trabalhadores tenham direitos básicos violados? ”, questiona o coordenador-geral do Sindipetro/MG, Guilherme Alves.