Teletrabalho: Sindicato convoca assembleia de estado de greve Teletrabalho: Sindicato convoca assembleia de estado de greve

Notícias, Tribuna Livre | 20 de fevereiro de 2025

O Sindipetro/MG convoca os trabalhadores em regime de teletrabalho para assembleia no dia 26/02, a partir das 7h30, na tenda próxima à portaria da Regap, para avaliar e deliberar o estado de greve. A assembleia envolve os trabalhadores da Petrobrás e Transpetro em Minas Gerais, lotados na Regap e na UTE Ibirité

O Sindicato já realizou uma série de reuniões setorizadas para construir uma mobilização em conjunto com os trabalhadores de base e tem participado da articulação com outros sindicatos e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) para a construção de uma luta nacional em defesa do teletrabalho. No dia 26/02, acontecerão paralisações no Rio de Janeiro e em outras bases. 

Para o coordenador-geral do Sindipetro/MG, Guilherme Alves, nas unidades operacionais, também é muito importante o envolvimento de todas e todos os impactados com as mudanças nas regras do teletrabalho, para a aprovação do indicativo do Sindicato. “O estado de greve é um alerta à gestão da Petrobrás de que a categoria está se mobilizando para barrar esse tipo de ataque. Não adianta mais reclamar pelos corredores: só a luta da categoria será capaz de abrir negociação e buscar um acordo justo para a categoria”, reforça.

Também é fundamental o apoio dos outros setores da categoria à essa luta, pois não é possível aceitar o autoritarismo da gestão da presidenta Magda Chambriard sobre quem quer que seja, ainda mais quando há a tentativa de implementar uma mudança que mexe tanto na vida das pessoas sem qualquer negociação coletiva. “Nossa resposta vai dar o tom de como será o ano nas negociações importantes que teremos à frente como as do Plano de Cargos e do ACT”, opina Guilherme.

Carta ao Lula

No dia 17 de fevereiro, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) entregou uma carta ao presidente Lula, destacando as prioridades e reivindicações da categoria petroleira, durante a cerimônia do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobrás, em Angra dos Reis (RJ)

A carta frisa a importância do fortalecimento da negociação sindical, evitando a individualização das relações de trabalho, como ocorre com as mudanças unilaterais da empresa nas regras do regime de teletrabalho, que estão levando a categoria a fazer mobilizações e protestos. 

A FUP defende uma Petrobrás fortalecida como motor do desenvolvimento econômico, social e da transição energética justa e reivindica respeito e valorização dos aposentados, com revisão dos déficits da previdência (Petros) e assistência médica (AMS). Também cita a necessidade de reestatização de ativos vendidos, como as refinarias RLAM (BA) e Reman (AM); a retomada da produção de fertilizantes, para fortalecer a segurança alimentar e a economia nacional, assim como a revisão do Marco Legal das Estatais para garantir que a Petrobras atue em prol do interesse público.

 

Confia o edital de convocação da assembleia aqui