Mulheres vão ocupar as ruas no dia 8 de Março Mulheres vão ocupar as ruas no dia 8 de Março

Notícias, Tribuna Livre | 27 de fevereiro de 2025

Mais uma vez, as trabalhadoras estarão nas ruas neste 8 de março, em diversos atos pelo país para protestar contra desigualdades, redução da jornada de trabalho e em defesa da democracia. Em Belo Horizonte, o ato, convocado pela CUT e outras entidades, será às 8 horas, na Praça Afonso Arinos.  

Foto: Davi Pinheiro /Divulgação

O estabelecimento do Dia Internacional da Mulher é resultado de vários movimentos contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas no final do século 19 e início do século 20. Com uma carga de 16 horas por dia durante seis dias na semana, eram comuns abusos como assédio sexual e salários bem menores que dos homens. Mesmo diante dos avanços conquistados com muitas lutas, situações de desigualdades ainda perduram.

Com uma carga maior de tarefas com cuidados em casa, serviços naturalmente atribuídos a elas, as mulheres trabalhadoras enfrentam jornadas duplas ou triplas.  Segundo dados do IBGE, elas fazem 85% do trabalho do cuidado no Brasil, dedicando-se em média 21 horas semanais ao cuidado, enquanto os homens usam apenas 11 horas para isso. 

Nesse contexto, o fim da escala 6X1, conforme Proposta de Emenda Constitucional (PEC), beneficiaria principalmente as trabalhadoras. Pois, esse modelo com apenas uma folga por semana intensifica o desgaste físico e emocional. Também limita a convivência familiar e o acesso ao lazer, comprometendo a qualidade de vida.  A proposta prevê a implantação do modelo 4×3, com quatro dias de trabalho e três de descanso, reduzindo a jornada semanal para 36 horas, sem alterar o limite diário de oito horas.

Os desafios das mulheres no mundo do trabalho, entre outros temas, serão debatidos no Encontro de Mulheres Petroleiras em Minas, que será promovido pelo Sindipetro/MG, no dia 29 de março. Poderão participar as trabalhadoras do quadro próprio da Petrobrás e das prestadoras de serviços. Fiquem atentas! As inscrições estarão abertas em breve.