Sindipetro/MG apoia greve dos eletricitários Sindipetro/MG apoia greve dos eletricitários

Notícias, Tribuna Livre | 7 de abril de 2025

O Sindipetro/MG declara total apoio e solidariedade aos eletricitários de Minas Gerais que entraram em greve neste dia 7 de abril, em defesa da Cemig Saúde atacada pelo governo Zema. Como parte da mobilização, está programado um ato público no dia 8, às 8h30, em frente à sede da Cemig (Av. Barbacena, 1200 – Santo Agostinho, BH). 

Segundo o Sindieletro/MG, a greve foi deflagrada por tempo indeterminado e a luta é que seja revogada a decisão unilateral de retirar a contribuição da patrocinadora do Plano de Saúde dos empregados da Cemig, seja revisto o reajuste abusivo do plano de 60,5%, encerre a pressão para que os trabalhadores migrem para planos inferiores e que os acordos estabelecidos com o Sindicato sejam cumpridos. 

A denúncia dos eletricitários é que a gestão do governador Romeu Zema está desmontando o plano de saúde da categoria com vistas à privatização da Cemig. “A greve é uma demonstração da resistência contra a adoção de medidas que colocam a vida dos trabalhadores ativos e aposentados em risco e abrem caminho para a privatização de serviços essenciais, afetando os trabalhadores e a população atendida pelo sistema”, diz a nota da entidade sobre o movimento. 

Convocamos todas e todos petroleiros a se juntarem nessa luta!