Fruto da luta da categoria na greve de advertência de 26/03, a gestão da Petrobrás retomou o diálogo com as entidades sindicais, estabelecendo um cronograma de reuniões para a discussão das reivindicações das petroleiras e petroleiros. A próxima reunião será no dia 15/04 com discussões sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
No dia 16/04, a reunião será sobre a AMS, pela manhã, e sobre Diversidade e combate à violência no trabalho, à tarde. No dia 17/04, a discussão segue com o acompanhamento de ACT e abordará o tema das remunerações variáveis (PLR/ PRD) e também assuntos pertinentes aos contratos de prestadores de serviços. No dia 24/04, a FUP volta a se reunir com a empresa para discutir Frequência e regime de trabalho e teletrabalho. No dia 25 haverá reunião específica para falar sobre SMS e, em maio, será marcada reunião com a Comissão de anistia legal. Além disso, a comissão quadripartite da Petros segue na luta para a solução definitiva dos Peds com a caravana do Fórum.
No cronograma do Sindipetro/MG com a gestão da Petrobrás em Minas, a próxima reunião de RH e SMS da Regap será, no dia 16/04, dando continuidade à anterior, quando o Sindicato questionou sobre a orientação da empresa para tratamento de ponto, diante de algumas denúncias dos trabalhadores. A Gerência afirmou que a orientação corporativa é tratar o ponto de forma a descontar as horas com reflexos. O Sindicato criticou a postura da empresa e reafirmou que a FUP buscará negociar esse ponto nas reuniões nacionais com o RH.
Também foi cobrado um plano de ação frente às constantes denúncias de atrasos e não pagamento de verbas trabalhistas por prestadoras de serviço. Entre elas:
VIX: questionado sobre a mudança do Sindicato que representa a categoria e não pagamento de reajuste salarial previsto em Convenção Coletiva. Gerência irá averiguar situação com a empresa contratada
Comando G8: cobrado sobre o não pagamento de ajuda de custo e fornecimento de uniformes de baixa qualidade. A Gerência admitiu problemas anteriores em relação a verbas trabalhistas e disponibilidade de uniformes, porém, disse que a empresa foi multada e a situação já foi sanada. Quanto à ajuda de custo, a mesma só está prevista para unidades que não possuem disponibilidade de transporte público, como a UTE Juiz de Fora.
Green: questionado sobre tratamento diferenciado entre trabalhadores próprios e terceirizados que utilizam o mesmo transporte, especificamente quanto ao local de embarque/desembarque. Apesar das limitações contratuais, a Gerência se comprometeu a buscar uma alternativa junto à empresa contratada para algumas situações específicas de maior exposição ao risco.
NitNave e Engemon: informado que situações envolvendo compensação em fins de semana foi negociada com o sindicato que representa a categoria.
FSFX: Gerência informou que a empresa atendeu ao pedido do Sindicato de mudança da jornada 12×36 para uma melhor escala. O Sindicato cobrou a avaliação de medidas semelhantes para outros contratos, que possuem escalas de trabalho exaustivas.
O Sindicato cobrou medidas estruturais para evitar que os problemas persistam. A Gerência se comprometeu a avançar em medidas para melhorar os processos de contratação e fiscalização, para evitar a entrada de empresas que não tenham condições de cumprir com seus compromissos.