Sindipetro/MG parabeniza a categoria petroleira que luta, constrói e mantém, diariamente, a Petrobrás em Minas!
No dia 30 de março, a Refinaria Gabriel Passos (Regap), inaugurada em 1968, completará 56 anos de fundação. O Sindipetro/MG parabeniza a categoria petroleira em Minas por construir e manter dia a dia essa empresa que tem um papel fundamental no desenvolvimento industrial, social e econômico no Estado de Minas Gerais e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde a empresa está instalada.
A história da Regap foi marcada recentemente pela luta de seus trabalhadores contra uma forte ameaça de privatização pelos governos Temer e Bolsonaro. Foram anos de resistência, greves e iniciativas de diálogo com a sociedade em defesa da Refinaria, que culminaram na derrota eleitoral da extrema-direita privatista e o cancelamento da venda da Regap. Sua história se confunde com a do Sindipetro/MG, já que o Sindicato foi criado ainda no período de obras da Refinaria.
Na sua produção, a Regap é a responsável pelo processamento de petróleo bruto, produção de derivados de combustíveis para o estado de Minas Gerais, além de abastecer parte dos estados do Espírito Santo e Bahia. Entre os seus principais produtos estão o diesel, gasolina, combustível marítimo (bunker), querosene de aviação (QAV), Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), asfaltos, coque verde de petróleo, óleos combustíveis, enxofre e resíduo aromático. Ao todo, ela tem capacidade de processar 166 mil barris de petróleo por dia e emprega cerca de 1.800 trabalhadores.
“Desejamos que a Regap continue sendo um polo de desenvolvimento para o Estado e receba os investimentos necessários para o seu pleno funcionamento e atendimento das demandas de melhorias que envolvem o aumento do efetivo e medidas de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho pleiteadas pela categoria em suas constantes lutas”, afirma Guilherme Alves, coordenador-geral do Sindipetro/MG.