O Sindipetro/MG recebeu denúncias de que trabalhadores da empresa AXPR estão recebendo os salários e benefícios como vale alimentação/refeição com atraso. Assim, como faz com as denúncias recorrentes recebidas, relativas ao descumprimento de direitos trabalhistas pelas prestadoras de serviços da Refinaria Gabriel Passos (Regap), o Sindicato levou o fato ao conhecimento da gestão da Regap, solicitando as medidas cabíveis.
Nesta semana, a diretoria do Sindipetro/MG também foi procurada pelo Ministério do Trabalho, que solicitou mais detalhes sobre as empresas terceirizadas da Regap denunciadas. O Sindicato passou as informações pedidas, assim como a listagem de denúncias levantadas contra empresas que, como a AXPR, cometem desrespeitos aos direitos trabalhistas dos contratados. As principais reclamações são de atrasos de salários e benefícios, não pagamento de horas extras e de férias, não recolhimento de FGTS e descumprimento de Acordo Coletivo.
“Temos exigido que a Regap tome providências quanto aos contratos de empresas que descumprem direitos trabalhistas. Diante das denúncias recorrentes que chegam ao Sindicato, também acionamos os órgãos competentes, solicitando fiscalização trabalhista. É inadmissível que essa situação de desrespeito com os contratados continue”, afirma o coordenador-geral do Sindipetro/MG, Guilherme Alves.