A empresa ainda não retornou sobre as solicitações do Sindicato quanto à assinatura do ACT local sobre a implementação do VA/VR
No dia 12 de novembro, o Sindipetro/MG enviou ofício à gestão da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, informando o resultado das assembleias da categoria petroleira, realizadas nos dias 02, 04, 06, 08 e 10/11/2024, na grama da refinaria. Até o momento, a empresa ainda não retornou sobre as solicitações do Sindicato quanto à assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) local sobre a implementação do Vale Alimentação e Vale Refeição (VA/VR).
Diante da aprovação da proposta de implementação do VA/VR nas assembleias, o Sindicato solicitou que a empresa envie o Acordo Coletivo de Trabalho local para a assinatura das partes. Conforme a minuta do ACT, a empresa tem um prazo de 60 dias após a assinatura do documento para implementar as mudanças no sistema de alimentação dos trabalhadores da unidade.
A proposta de implementação do VA/VR foi discutida em diversas reuniões com a participação do Sindipetro/MG, após reivindicação da própria categoria em abaixo-assinado. Na votação das assembleias, a proposta da empresa foi aprovada pela maioria, com 253 votos favoráveis, 79 contrários e 26 abstenções.
Nas mesmas assembleias, a categoria rejeitou a primeira contraproposta de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), apresentada pela Petrobrás, e aprovou a pauta unitária de SMS, além de mobilizações nacionais conjuntas lideradas pelas entidades sindicais.