A realização de concursos públicos para a Petrobrás é outra conquista fruto da intensa luta sindical para a recomposição do efetivo. Em 2024, a empresa recebeu novos empregados concursados para atuar em diversas áreas, após curso de formação. Na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, uma nova turma de formação iniciou em novembro.
Em encontros de ambientação com os novos empregados, promovidos pela empresa, o Sindipetro/MG teve a oportunidade de dar boas-vindas e enfatizar a importância da organização sindical dos trabalhadores em defesa de direitos e conquistas da categoria petroleira.
Nos meses de junho e julho, o coordenador-geral do Sindipetro/MG, Guilherme Alves, fez apresentações, recepcionando os petroleiros recém-chegados na Regap e na Usina Termelétrica de Ibirité (UTE- IBT). Em novembro, ingressaram mais trabalhadores e trabalhadoras nas duas unidades, também com recepção do Sindicato. “É importante destacar a diversidade no perfil dessas novas contratações. Entraram mais mulheres, negras e negros, além de pessoas com deficiência e uma trabalhadora trans”, comemora Guilherme Alves, coordenardor-geral do Sindipetro/MG.
As lideranças sindicais parabenizaram os novos empregados e empregadas por fazerem parte do projeto de reconstrução da maior empresa de petróleo da América Latina e destacaram a importância dos sindicatos na retomada dos concursos públicos e a luta permanente pela recomposição dos efetivos próprios do Sistema Petrobrás, que é uma luta de todos.