Sindicatos da FUP, da FNP e de outras categorias de trabalhadores lançaram um abaixo-assinado contra a adoção do Limite de Exposição Ocupacional (LEO) ao benzeno, considerado um retrocesso nas normas de proteção à saúde dos trabalhadores por aumentar os riscos de contaminação por benzeno.
O benzeno é uma substância química líquida, volátil e inflamável, oriunda do petróleo e do carvão. Estabelecer um “limite” de tolerância ao benzeno no ambiente vai aumentar os riscos de adoecimento e de morte por exposição a esse agente altamente cancerígeno.
Atualmente existe o Valor de Referência Tecnológico (VRT) estabelecido no Acordo Nacional do Benzeno (ANB) em 1995 e que determina 1ppm (parte por milhão) de Benzeno no ambiente de trabalho. Esse valor foi definido para minimizar a exposição a essa substância que está diretamente relacionada à morte de trabalhadores e trabalhadoras do setor petrolífero, petroquímico, químico, siderúrgico e aeroviário, dentre outros.
Para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras, participe do abaixo-assinado contra esse retrocesso na regulamentação do benzeno. O documento será entregue ao Ministro Sr. Luiz Marinho, do Ministério do Trabalho e Emprego até o dia 10 de março.
Acesse https://sindipetro-rs.org.br/benzeno/