Evento com participação da Caravana Nacional da Informação discutiu impactos dos PEDs e conjuntura de negociações
O Sindipetro/MG reuniu aposentados, pensionistas e representantes da Caravana Nacional da Informação nesta quarta-feira (19) para discutir os Planos de Equacionamento de Déficits (PEDs) da Petros e os rumos das negociações. O evento, que incluiu debates, apresentação teatral e confraternização, reforçou a urgência por soluções para os 48 mil participantes afetados.
A Caravana Nacional da Informação, iniciativa do Fórum em Defesa dos Participantes da Petros com apoio da FUP e FNP, está percorrendo o país desde fevereiro para esclarecer dúvidas sobre os PEDs e pressionar por avanços na Comissão Quadripartite. Em Minas Gerais, o encontro contou com Paulo César Martin, secretário de seguridade, aposentados e políticas sociais da FUP, e Adaedson Costa, secretário geral da FNP, além dos conselheiros da Petros eleitos pela categoria e de um representante da AMBEP.
Foi explicado que o déficit acumulado chega a R$42 bilhões dividido igualmente entre a Petrobrás e os participantes. No entanto, a legislação impede que a estatal faça aportes adicionais, limitando as opções de soluções. A Petrobrás só aceitaria contribuir para um novo plano de previdência, mas 40% dos participantes já moveram ações judiciais que podem ampliar o déficit em até R$30 bilhões. Assim, a proposta em discussão na Comissão Quadripartite é a criação deste novo plano.
Em manifesto conjunto, a FUP e FNP cobraram da Petros e da Petrobrás uma solução definitiva para os PEDs, que seja construída com as trabalhadoras e os trabalhadores. As federações destacaram que a dignidade dos aposentados está em jogo e reforçaram o indicativo para um dia nacional de mobilização, com greve no dia 26 de março, que já vem sendo aprovada por ampla maioria em assembleias na Regap e UTE-IBT.