Em nota, a Assistência Multidisciplinar de Saúde – Saúde Petrobrás (AMS) reconhece, conforme denúncia do Sindipetro/MG, que os hospitais do Grupo Mater Dei de Belo Horizonte e Betim, estão cobrando de forma particular os honorários médicos nos serviços de pediatria em regime de pronto atendimento. Segundo a AMS, o problema ocorre por decisão unilateral da Unicooper, cooperativa dos profissionais de saúde que representam os médicos pediatras que atendem nos hospitais do Grupo Mater Dei.
“Essa forma de cobrança direta não está de acordo com nosso contrato com esse prestador e estamos trabalhando para regularizar os atendimentos”, diz a nota. Além disso, a AMS afirma não compactuar com reajustes exorbitantes (entre 85% e 157%), não amparados por cláusulas contratuais vigentes.
Conforme dito ao Sindicato na reunião do Comitê Local de RH e SMS da Regap e confirmado em contato com a gestão da AMS, enquanto o problema não for resolvido, as cobranças adicionais na emergência pediátrica do Grupo Mater Dei poderão ser ressarcidas integralmente pelo plano, mediante solicitação de reembolso. Para tanto, é necessário guardar os comprovantes de pagamento e enviar a documentação via portal ou aplicativo da Saúde Petrobrás.
A AMS indica como opções para os atendimentos urgentes em pediatria, na região, o Hospital Belo Horizonte e o Hospital da Criança São José (contagem), que não fazem cobranças adicionais de honorários médicos. O Sindicato entende que a oferta de opções ainda é limitada, diante do desmonte da rede credenciada na última década. Além disso, há também desigualdades quando comparamos com outras regiões metropolitanas, que possuem mais opções de clínicas e hospitais pediátricos, como ocorre nas capitais Fortaleza (4), Manaus (3), Recife (4), Salvador (2) e Aracaju (2). “Reafirmamos o direito dos beneficiários ao reembolso de 100% das cobranças de consultas médicas no Mater Dei e exigimos mais opções de atendimento de emergência pediátrica na rede credenciada da AMS”, reforça o coordenador-geral do Sindipetro/MG, Guilherme Alves.
Montes Claros
Em Montes Claros, o Sindipetro/MG também busca retomar a disponibilidade do Hospital Santa Casa para atendimentos de emergência, inclusive pediátricos. A parceria foi rompida no governo anterior, uma grande perda para a rede credenciada de Montes Claros.
No último 13 de março, representantes do Sindipetro/MG e da gestão da PBio realizaram reunião com o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, com o objetivo de construir um acordo que pudesse retomar o credenciamento. O Sindicato aguarda retorno da AMS sobre as tratativas necessárias para conseguirmos esse retorno tão importante para a categoria do norte de Minas.