Equador: Daniel Noboa se reelege em eleição polêmica; entenda Equador: Daniel Noboa se reelege em eleição polêmica; entenda

Notícias, Tribuna Livre | 14 de abril de 2025

A candidata de Rafael Correa teria recebido a mesma quantidade de votos do 1º turno. Oposição critica “fraude eleitoral grotesca”

GGN Jornal

 

O presidente do Equador, Daniel Noboa, se reelegeu neste domingo, em um polêmico processo eleitoral sob denúncias de fraudes.

A vitória foi amplamente contestada, após as pesquisas eleitorais indicarem que os resultados das votações seriam apertados entre Noboa e a opositora, Luisa González, que buscava a sucessão do governo de Rafael Correa (2007-2017) no Equador.

A consultora Comunicaliza, de reconhecimento no país, indicava uma diferença de 0,3 pontos percentuais entre os candidatos. No primeiro turno, no dia 9 de fevereiro, Noboa saiu na frente, mas com apenas 0,17 pontos a mais do que González.

O país esperava a eleição mais acirrada de sua história. Mas o que se viu neste domingo foi uma vitória de mais de 10 pontos de diferença para o atual presidente. González não reconheceu a derrota e pediu a recontagem de votos, alegando “uma fraude eleitoral grotesca”.

“Luisa teria praticamente o mesmo número de votos do primeiro turno. Eles cometeram uma megafraude, mas cometeram um erro: foram longe demais”, disse o ex-presidente.

Correa está na Bélgica desde que o presidente neoliberal assumiu o poder no Equador e foi alvo de uma perseguição judicial, em 2017.

Apesar das graves acusações, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do Equador não se manifestou sobre uma apuração do resultado. “Não há dúvida sobre quem é o vencedor”, disse Noboa sobre o polêmico resultado.