Contratados têm novamente direitos desrespeitados Contratados têm novamente direitos desrespeitados

Notícias, Tribuna Livre | 24 de abril de 2025

O Sindipetro/MG encaminhou à gestão da Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, denúncia contra a prestadora de serviços QWS Inspeções. Os trabalhadores estão sem receber o pagamento do vale alimentação e o adiantamento salarial no mês de abril/2025. “Essa é mais uma situação gravíssima de não pagamento ou atraso de verbas trabalhistas, reafirmando a máxima da atual gestão de empresas contratadas da Petrobrás, denunciada semanalmente pelo Sindicato em nossos boletins e já encaminhada ao Ministério do Trabalho”, constata Guilherme Alves, coordenador-geral do Sindipetro/MG.

Apesar das tentativas de melhorias na gestão de contratos pela gerência local da Petrobrás, os trabalhadores seguem recorrentemente tendo seus direitos desrespeitados pelas empresas contratadas. Um dos exemplos é a AXPR, que finalmente está sendo substituída na Regap, mas que gerou problemas por meses aos seus empregados.

Um dos poucos avanços refere-se à exigência do plano de saúde e odontológico para trabalhadores e dependentes das empresas privadas nos contratos. Nesse aspecto, essa vitória dos trabalhadores contratados da Petrobrás em Minas Gerais já foi efetivada em grande parte das empresas. Entretanto, algumas delas ainda seguem sem solução, como é o caso da Green (Regap), que não efetivou a garantia do plano de saúde e odontológico para dependentes dos trabalhadores no atual contrato de prestação de serviços no Laboratório da Regap. Problema que se repete nos contratos da ESVJ (UTE Ibirité) e Vectra (UTE Ibirité). 

O Sindipetro/MG exige que a promessa feita pela gestão da Petrobrás, desde o início do governo Lula, seja implementada para toda a categoria de trabalhadores contratados.