EleiçõesSindipetro/MG dá início a processo eleitoral para a diretoria 2017/2020

Sindipetro/MG dá início a processo eleitoral para a diretoria 2017/2020

img_0209_cortadaO Sindipetro/MG deu início na semana passada ao processo eleitoral para a escolha da nova diretoria da entidade, que irá atuar durante o período entre 2017/2020.

Em assembleia realizada no dia 11, na sede do sindicato, petroleiros da ativa e aposentados escolheram os integrantes da Comissão Eleitoral, que acompanharão as eleições e garantirão a lisura do processo.

Conforme previsto em estatuto, a escolha da comissão eleitoral é feita por meio de votação proporcional, ou seja, a proporção de votos obtida por cada uma das chapas define quantos membros de cada uma delas integrarão o grupo responsável por acompanhar e fiscalizar todo o processo. No total, a comissão é formada por no mínimo três e no máximo cinco associados, sendo vedada aos integrantes, a participação em qualquer uma das chapas concorrentes nas eleições.

Por 69 votos a seis, a chapa 1, indicada pela atual direção do Sindipetro/MG, ganhou a votação para formar a comissão eleitoral e, dessa forma, teve direito à totalidade dos membros. No entanto, o coordenador do Sindicato, Leopoldino Martins, propôs que uma das vagas fosse cedida a um integrante da chapa de oposição, sendo a proposta aceita pelos membros da comissão eleita e também em votação realizada com os demais associados presentes.

Foi concedido um prazo até a última sexta-feira (13) para que a chapa 2 indicasse o substituto e Rogério Xavier foi escolhido para participar da comissão no lugar do aposentado Antônio Claret, da chapa 1, que cedeu sua vaga.

Além disso, a assembleia também definiu o calendário com as datas de publicação do edital de eleição, que acontecerá no dia 8 de fevereiro de 2017, além do período de inscrição de chapas concorrentes e de realização das campanhas.

Já as eleições em primeiro turno acontecerão entre 8 e 12 de maio, e, em segundo turno, o período será de 22 a 26 de maio. A posse dos membros eleitos para a nova diretoria acontecerá no dia 15 de junho.

MEMBROS DA COMISSÃO

Milton Higino – aposentado
Fabrício Vieira Lopes – PMEE
Eduardo Gomes Barreto – aposentado
Rogério Xavier – COQUE
Wilson Luiz Alves – aposentado

CALENDÁRIO ELEITORAL

08/02 – publicação do edital de convocação da eleição para a diretoria;
08/02 a 10/03 – prazo para inscrição de chapas;
10/03 a 08/05 – período para realização de campanha eleitoral;
08/05 a 12/05 – eleições em primeiro turno;
22/05 a 26/05 – eleições em segundo turno;
15/06 – posse dos membros eleitos para a nova diretoria.