Sindicato cobra vacinação de petroleiros de Ibirité Sindicato cobra vacinação de petroleiros de Ibirité

Diversos, Notícias | 12 de julho de 2021

Depois de muita pressão, na semana passada começou a vacinação dos trabalhadores da Regap. Em contato com as gerências da Regap e da Usina Termelétrica, o Sindicato foi informado que a vacinação estaria restrita às unidades localizadas em Betim. Isso quer dizer que a vacinação na Regap não contemplou os trabalhadores da Usina Termelétrica de Ibirité, por mais que estejam fisicamente vizinhas e que as duas unidades compartilhem de estruturas e serviços (transporte, vigilância, alimentação, setor médico).

Desde o anúncio da vacinação na Refinaria, a diretoria tem cobrado da gerência da Usina Termelétrica de Ibirité e da Secretaria de Saúde do município sobre a vacinação dos trabalhadores próprios e terceirizados da Usina, por meio de contato direto com o gerente da planta;

Nesta segunda-feira (12), o Sindicato fez contato com a Diretoria de Vigilância em Saúde do município e intermediou o diálogo entre a Prefeitura e a gerência da Petrobrás para o planejamento e envio de listagem para a vacinação dos trabalhadores.

“Agora é aguardar a Petrobrás realizar o contato com a Prefeitura para termos em breve a vacinação dos trabalhadores. Infelizmente, quem tem corrido atrás de dialogar com os governos locais em busca de informações sobre o cumprimento do PNI para vacinação do grupo prioritário da indústria tem sido o Sindicato, e não a empresa. Foi assim na Regap e está sendo assim em outras unidades da Petrobrás. Isso demonstra o compromisso da atual gestão bolsonarista da Petrobrás com o bem estar e a saúde dos seus empregados”, critica.

Pressão do sindicato

Apesar de os trabalhadores industriais estarem incluídos na lista oficial de grupos prioritários criada pelo Ministério da Saúde, em junho, muitas prefeituras abriram o cadastro de pessoas fora dos grupos prioritários, ampliando o leque de vacinação por idade. 

“Em que pese ser inquestionável – e, inclusive, louvável – que o avanço no calendário de vacinação seja extremamente positivo, esta entidade vem requerer à Secretaria Municipal de Saúde esclarecimentos acerca da motivação para que os Trabalhadores da Indústria, que figuram na 27a posição da tabela de Grupos Prioritários definida pelo Ministério da Saúde, não puderam, ainda, se apresentar para a vacinação”, questiona ofício do Sindipetro MG, enviado para as secretarias de saúde de Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora, Ibirité e Montes Claros – cidades onde há unidades da Petrobras. O ofício também foi enviado para a Regap.

Depois de nove mortes e 430 pessoas contaminadas pelo coronavírus, o Sindicato enviou novo ofício questionando a Regap sobre as medidas de imunização. Diretores também se reuniram com o secretário de saúde de Betim, no dia 28 de junho. No dia 2 de julho, chegou a informação para o sindicato de que o prefeito de Betim, Vittorio Medioli e o secretário de saúde, Augusto Viana, foram à Regap para organizar a vacinação dos trabalhadores. No dia 5, começou o cadastro e no dia 9 a necessária vacinação. 

Leia também:  “TODOS OS TRABALHADORES DA REGAP DEVEM SE CADASTRAR PARA VACINAR O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL”

 

Se você trabalha na Regap e ainda não se cadastrou, clique aqui.