Matéria da Record fala da falta de efetivo na Regap, mas deixa de fora risco de privatização Matéria da Record fala da falta de efetivo na Regap, mas deixa de fora risco de privatização

Diversos, Notícias | 23 de julho de 2021

Depois do vazamento do diesel detectado na Regap no dia 17, a sociedade demonstra preocupação com o tema. Conforme o sindicato explicou, os trabalhadores conseguiram conter o vazamento, mas o baixo efetivo é um problema que coloca todos em risco: quem trabalha na refinaria, moradores do entorno e também a população em geral, que consome os produtos da refinaria.

Leia mais: TRABALHADORES CONSEGUEM CONTROLAR VAZAMENTO NA REGAP E DENUNCIAM RISCOS NA UNIDADE

Na noite desta quinta-feira (22), o jornal da Record deu visibilidade para essa denúncia. 

Confira aqui a matéria.

No entanto, o jornal não mostrou os trechos da entrevista em que o  coordenador do sindicato, Alexandre Finamori, destaca que a redução de efetivo já vem de dois anos, e que ela faz com que diminua a qualidade da manutenção e da inspeção, aumentando o risco de acidentes, inclusive mais graves. 

“Já faz um tempo que estão reduzindo o número de trabalhadores, na lógica de preparar para privatizar”, alerta.

Leonardo Auim, diretor do sindicato, também pontua sobre a necessidade de recomposição de pessoal. Quando perguntado pela repórter sobre qual a solução para o problema – em trecho que não entrou na edição final da matéria – ele responde: “O principal é a gente fazer concurso público. Hoje tem 20 milhões de desempregados lá fora e aqui dentro está faltando trabalhador”.

Leonardo reforça que a situação está crítica, e que há trabalhador fazendo o serviço de dois, sendo assediado para trabalhar em horário de folga. Ele também critica a tentativa de privatização da unidade. “A refinaria é a única do estado, perder isso para os estrangeiros é entregar para o inimigo”, afirma.