Petroleiros fazem protesto em MG e pedem suspensão do leilão de Libra Petroleiros fazem protesto em MG e pedem suspensão do leilão de Libra

Diversos, Notícias | 21 de outubro de 2013

Manifestantes fizeram um protesto, nesta segunda-feira (21), na BR-381, em frente à Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A refinaria é uma das representantes da Petrobras em Minas Gerais.

Segundo o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais (Sindipetro), os trabalhadores pedem a suspensão do leilão do pré-sal, marcado para esta segunda-feira (21), no Rio de Janeiro. Os trabalhadores também estão em greve e reivindicam reajuste de salário e melhores condições de trabalho.

O diretor José Maria da Silva explica que o sindicato defende a suspensão do leilão porque a Petrobras deveria ser a única exploradora. “A empresa tem condições técnicas de exploração e, caso não tenha condições financeiras, o governo deveria ajudar com capital. Com isso, seria maior o investimento dentro no país na contratação de mão de obra e na compra de equipamentos e materiais usados na exploração. É um investimento em todas as áreas”, disse o diretor do Sindipetro.

Segundo a PM, o protesto em frente à Refinaria Gabriel Passos ocorreu de forma pacífica. Ainda segundo Silva, trabalhadores de Betim devem participar de novo protesto ainda nesta segunda-feira (21), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em frente ao local do leilão.

A paralisação da categoria começou no dia 17. A Petrobras informou que apresentou proposta de reajuste de 7,68% e gratificação equivalente a uma remuneração. Ainda segundo a empresa, a proposta contempla questões relacionadas a plano de saúde, benefícios e condições de trabalho. De acordo com o Sindipetro, a proposta foi recusada porque não contempla  a reivindicação de ganho real de 5%. O sindicato afirma que o reajuste de 7,68% contemplaria aumento real entre 1,17% a 1,5%. Nesta segunda-feira (21), uma nova reunião de negociação é realizada e estão previstas assembleias sindicais na quarta-feira (23).

Campo de Libra
O leilão da área petrolífera de Libra, a maior reserva de petróleo do Brasil, será realizado às 14h desta segunda-feira (21) pelo governo brasileiro. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a exploração do campo de Libra deve dobrar as reservas nacionais de petróleo – a estimativa é que o volume de óleo recuperável seja de 8 bilhões a 12 bilhões de barris – as reservas nacionais são hoje de 15,3 bilhões de barris. As reservas de gás somam atualmente 459,3 bilhões de metros cúbicos e também devem duplicar com Libra.

Esse é o primeiro leilão prevendo a exploração de petróleo e gás natural na camada pré-sal sob o regime de partilha (em que a União fica com parte do óleo extraído pelas empresas vencedoras).

G.1