Reunião com os aposentados nesta quarta-feira, dia 14 Reunião com os aposentados nesta quarta-feira, dia 14

Diversos, Notícias | 13 de maio de 2014

O Sindipetro/MG convoca todos os aposentados (as) da Regap a participar do projeto “Diagnóstico sobre os impactos psicossociais da atividade laboral na vida do trabalhador petroleiro “. O estudo, que está sendo realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG, é resultado  da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público após denúncias do sindicato.

Duas  reuniões já foram realizadas com aposentados e, o próximo encontro, acontecerá na quarta-feira, dia 14, às 17h, na sede do sindicato. Sendo assim, pedimos àqueles que já conhecem o projeto, que divulguem e convidem outros a participar. O engajamento de todos é fundamental para propagarmos, juntos, essa iniciativa.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA

Em 1995, com a morte de dois trabalhadores na Regap, o Sindipetro/MG elaborou um dossiê denunciando a falta de segurança nas unidades do Sistema Petrobrás. No ano de 1998, um acidente matou cinco trabalhadores e deixou sete gravemente feridos. Com o ocorrido, o sindicato abriu um inquérito contra a Regap/Petrobrás. Tais denúncias foram ajuizadas em agosto de 2000 como Ação Civil Pública pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) onde o Sindipetro/MG atuou como assistente (coautor) do processo.

Finalmente, em setembro de 2011, a Justiça do Trabalho de Betim julgou procedente a ação. A Petrobrás foi condenada ao pagamento de multa, cuja destinação foi em benefício do social. Os hospitais Odilon Behrens e João XXIII foram contemplados. O valor entregue foi destinado para compra de equipamentos hospitalares e reforma da ala dos queimados, respectivamente.  Na área da educação, o Sesi e o Senai, instituições do Sistema Fiemg, foram escolhidas para oferecem cursos de formação e qualificação da mão de obra dos moradores do entorno da Regap.

E, no que diz respeito aos trabalhadores, a PUC-MG está à frente de uma pesquisa sobre a saúde psíquica dos petroleiros. Neste sentido, a experiência profissional e de vida dos aposentados contribuirá, e muito, para o desenvolvimento deste estudo.  Portanto, participe! Precisamos de sua colaboração para conhecermos melhor o universo profissional dos petroleiros!

Sindipetro/MG