Petroleiros lançam campanha salarial nesta terça-feira, 2, com ato nacional no Rio de Janeiro Petroleiros lançam campanha salarial nesta terça-feira, 2, com ato nacional no Rio de Janeiro

Diversos, Notícias | 1 de setembro de 2014

Será oficialmente lançada nesta terça-feira, dia 2, com ato no Rio de Janeiro, a nossa Campanha Salarial. Além disso, será cobrada para os aposentados e pensionistas a extensão dos níveis nos Acordos Coletivos de 2004, 2005 e 2006.
A Pauta Reivindicatória, que norteará as negociações, foi protocolada pela FUP na tarde de quarta-feira, 27, e está disponível no nosso site: www.sindipetromg.org.br. Cabe lembrar, que este ano serão negociadas apenas as cláusulas econômicas, já que as sociais vencem em agosto de 2015.

CARAVANA SINDIPETRO/MG

Em reunião realizada pelos sindicatos da FUP, ficou decidido que, as bases que não enviarem caravanas para o ato no Rio de Janeiro, deverão realizar mobilizações em suas unidades nesta terça-feira, 2. O Sindipetro/MG enviará uma caravana de aposentados, por isso, não haverá nenhum ato na Regap/Termelétrica.

RESOLUÇÕES APROVADAS NO CONFUP

Durante o XVI Confup, realizado entre os dias 14 e 17 de agosto, a categoria petroleira aprovou as seguintes resoluções:
Ganho real de 5,5%, além da reposição da inflação.
Implementação de um sistema de cotas que garanta a representatividade de mulheres petroleiras nas delegações para plenárias e congressos da FUP, obedecendo a proporcionalidade entre homens e mulheres no Sistema Petrobrás.
Fortalecimento da organização dos trabalhadores do setor privado e terceirizados, com a criação de secretarias voltadas para esta área em todos os sindicatos da FUP.
Criação de uma comissão para discutir, propor e dar encaminhamentos para reformulação da Lei 5811 de 1972, no sentido de regulamentar as atividades e regime de trabalho no setor petróleo.
Ampliação da luta contra a precarização provocada pela terceirização, com a FUP assumindo o protagonismo nas esferas legislativa e judiciária.
Recomposição dos efetivos em todas as unidades do Sistema Petrobrás.
Garantia de condições seguras de trabalho em todo o setor petróleo.
Combate ao assédio moral e sexual.
Resgate da aposentadoria especial.
Criação de uma comissão de negociação permanente com a Petrobrás para discutir as pendências da Petros.
Moção de repúdio à agressão sionista promovida pelo governo de Israel e solidariedade à luta do povo palestino por um Estado livre e soberano.
Realização de uma plenária estatuinte da FUP em 2015 para deliberar sobre a criação das Secretarias da Mulher Petroleira e de Aposentados e Pensionistas.

Sindipetro/MG