Petroleiros em Mobilização Nacional de 24h nesta sexta-feira, 13 Petroleiros em Mobilização Nacional de 24h nesta sexta-feira, 13

Diversos, Notícias | 12 de fevereiro de 2015

Já foram confirmadas as mortes de cinco trabalhadores, vítimas da explosão ocorrida no navio-plataforma da Petrobrás FPSO Cidade São Mateus, operado pela BW OFF Shore, no litoral norte do Espírito Santo. Quatro ainda estão desaparecidos e dez ficaram feridos.

O acidente aconteceu por volta das 12h50 de quarta-feira, 11, e foi causado por um vazamento de gás na casa de bombas. Segundo informações do Sindipetro ES, a unidade tinha 72 duas pessoas a bordo na hora da tragédia. Os trabalhadores da Plataforma FPSO Cidade de São Mateus são terceirizados.
Combater a terceirização é uma das bandeiras da FUP e seus sindicatos. E, dar as condições mínimas de segurança para todos os trabalhadores realizarem suas tarefas, é obrigação de toda empresa.

Na última terça-feira, o Projeto de Lei 4330/04, que favorece a terceirização, foi desarquivado. Agora, está pronto para ser votado no plenário da Câmara dos Deputados. Este projeto, caso vire lei, permitirá a terceirização em todas as atividades, inclusive na fim. Ou seja, as responsabilidades trabalhistas ficarão a cargo das empresas contratadas. Atrás disso, vem a precarização das condições de trabalho e outros malefícios que põe em risco os direitos trabalhistas.

Sendo assim, a FUP e seus sindicatos convocam a categoria petroleira a mobilizar nacionalmente suas bases nesta sexta-feira, 13, durante  24 horas.  Em Minas Gerais, o Sindipetro/MG indicará o corte de rendição a partir das 23h30 de hoje, dia 12.  A mobilização contará com a participação dos petroleiros da Refinaria Gabriel Passos e da Termelétrica Aureliano Chaves. 

Vamos à luta pela valorização da vida e contra o PL 4330/04. Pois, enquanto não tivermos uma política efetiva de SMS, continuaremos a chorar nossos mortos. E, como sempre, os terceirizados continuarão a ser as principais vítimas.

O Sindipetro/MG se solidariza com os familiares e amigos dos trabalhadores e reafirma a luta por melhores condições de trabalho.

Sindipetro/MG