Em todo país, categoria petroleira protesta em defesa da vida Em todo país, categoria petroleira protesta em defesa da vida

Diversos, Notícias | 13 de fevereiro de 2015

Nesta sexta-feira, 13, a categoria petroleira de todo o país está de luto pela explosão ocorrida na plataforma FPSO São Mateus, no Espírito Santo, na última quarta-feira, 11, que matou cinco trabalhadores, deixou quatro desaparecidos e cerca de vinte e cinco feridos.

Em solidariedade aos trabalhadores vitimados pela tragédia e em protesto pela insegurança nas plataformas, os petroleiros seguiram o indicativo da FUP e e seus sindicatos de se manterem mobilizados por 24h em todas as unidades do Sistema Petrobrás. No Espírito Santo, os trabalhadoresfizeram corte de rendição e realizam no início da manhã de hoje, um trancaço no aeroporto de Vitória, com a presença do Coordenador da FUP José Maria Rangel.

Na Regap, Em Minas Gerais também houve corte de rendição às 23h45 e pela manhã foram aprovadas mais 8 horas de corte. Na Refinaria Abreu Lima em Pernambuco, o corte de rendição acontece desde zero hora.

Ontem, os trabalhadores da Replan (Refinaria de Paulínia) entraram em greve. O movimento foi deflagrado na entrada do turno das 15h30. E hoje os funcionários do setor administrativo não entraram na empresa. Outras bases do Unificado de São Paulo estão aderindo ao movimento.

Na Bahia, os petroleiros iniciaram a paralisação às 6h e também permanecerão mobilizados por 24h. Na Reman, em Manaus, os trabalhadores realizaram uma grande manifestação na entrada da refinaria e atrasaram a o início do expediente.

No Ceará, a mobilização está concentrada na base da Transpetro em Maracanaú (CE).Houve paralisação de 100% dos trabalhadores com atraso de 2h, incluindo terceirizados, seguido por diálogo de conscientização e distribuição de boletins e informativos.

No Norte Fluminense acontece uma paralisação de PT por 24 horas nas plataformas da Bacia de Campos. A zero hora de hoje, 13, algumas plataformas deflagraram o movimento e outras estão realizando assembleias de adesão agora pela manhã.

Segundo informação dos sindicatos, os petroleiros estão aprovando mais 8h de corte de rendição nas unidades operacionais do Sistema Petrobrás.

 

FUP